Chamada para publicação de e-book sobre o ensino da filosofia no Ensino Médio

.

A Professora Dra. Elisete Medianeira Tomazetti, juntamente com @s acadêmic@s Jessica Erd Ribas e Jonathan Dalla Vechia Bugs, gostariam de convidar aos ex-estagiários e estagiárias do curso de Licenciatura em Filosofia da UFSM para participar da publicação de um e-book.

A proposta tem em vista a publicização dos materiais didáticos, para o ensino da filosofia no Ensino Médio, produzidos pelos estagiários e estagiárias durante as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II.

Esse material, na maioria das vezes, foi compilado em forma de caderno didático, impresso e disponibilizado no acervo do Laboratório de Ensino e Aprendizagem Filosófica (LEAF). Nesse sentido,  almeja-se a organização e disponibilização deste material, por meio de um e-book, para toda a comunidade interessada e envolvida com o ensino da filosofia, sobretudo, para os próximos estagiários(as) e professores(as) de filosofia da rede.

Para tanto, a comissão organizadora do e-book gostaria de divulgar um convite-roteiro, que poderá ser acessado clicando aqui, a fim de orientar aos interessados(as) em participar da publicação.

Para informações adicionais contate o e-mail: ebookecsemfilosofia@outlook.com

.

.

Aula Magna do Curso de Filosofia – Bacharelado ocorre na próxima quinta-feira, dia 15, abordando a temática “Metafísica da raça”

.

A Coordenação de Curso gostaria de convidar a toda a comunidade acadêmica para a Aula Magna do Curso de Filosofia – Bacharelado da UFSM, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 15 de março, às 19:15 h, no Auditório do Departamento de Filosofia (sala 2323, 3º andar, prédio 74 A).

A temática abordada no encontro será a “Metafísica da Raça“, conforme o convite abaixo:

.

Poster Saucedo Metafisica Raca 2018

.

AULA MAGNA DO CURSO DE FILOSOFIA – BACHARELADO:

.

O quê? Aula Magna do Primeiro Semestre Letivo do ano de 2018 do Curso de Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Como? Palestra do Prof. Dr. Rogério Saucedo Corrêa, do Departamento de Filosofia da UFSM.

Onde? Sala de Conferências (2323) do Departamento de Filosofia da UFSM, no 3º andar do prédio 74A do Campus Sede da UFSM, em Santa Maria, RS, Brasil.

Quando? Quinta-feira, dia 15 de março de 2018, 19:15.

Por quê? Raças existem? A questão sobre a questão da realidade – biológica ou social – de raças humanas é complexa e delicada. Como se posicionar filosoficamente sobre essa questão? No debate filosófico contemporâneo sobre a existência de raças, três posições são importantes. Em primeiro lugar, o antirrealismo racial nega a existência de raças. Em segundo lugar, o realismo racial afirma a existência biológica de raças. Em terceiro lugar, o construtivismo racial afirma que raças são construções sociais. Nesse sentido, o objetivo desta Aula Magna será introduzir alguns dos conceitos básicos que figuram no debate filosófico racial contemporâneo.

.
.

Oferta de Disciplinas: 1º semestre letivo de 2018

O Departamento de Filosofia da UFSM gostaria de fazer pública a oferta de disciplinas para o 1º semestre letivo de 2018 dos Cursos de Filosofia – Licenciatura e Bacharelado, e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Os arquivos podem ser acessados clicando nos links correspondentes abaixo:

Oferta de Disciplinas – 1º semestre de 2018 – Filosofia – Bacharelado

Oferta de Disciplinas – 1º semestre de 2018 – Filosofia – Licenciatura

Oferta de Disciplinas – 1º semestre de 2018 – Pós-Graduação em Filosofia

A relação de disciplinas se encontra igualmente publicada no mural do Departamento de Filosofia para consulta.

VIII Jornada de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia UFSM, evento do PPGFil, ocorreu dias 06 e 07 de novembro e teve suas palestras diponibilizadas em vídeo pelo Farol UFSM

Nos dias 06 e 07 de novembro de 2017, nas dependências do Departamento de Filosofia da UFSM, ocorreu o evento VIII Jornada de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia UFSM, com patrocínio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia.

Na ocasião, o serviço de mídia universitário Farol UFSM fez a transmissão ao vivo do evento para o canal web, bem como gravou as palestras do evento para disponibilização à comunidade acadêmica.

A programação do evento foi constituída por cinco palestras e uma mesa-redonda, que finalizou os trabalhos da Jornada. A filmagem de quatro das palestras e da mesa-redonda final já estão disponíveis na plataforma do Farol UFSM, conforme disponibilização abaixo:

.

DIA 06/11 – SEGUNDA-FEIRA

– 09:00 h – “A identificação individual e coletiva como teoria do sujeito desde Freud e Lacan“, pelo Prof. Daniel Omar Perez (Unipampa).

http://farol.ufsm.br/transmissao/transmissao-ao-vivo-filosofia-06112017-09h

.

– 14:00 h – “Revisitando o Conhecimento a partir de Falsidade“, pelo Prof. Tiegue Vieira Rodrigues (UFSM).

http://farol.ufsm.br/transmissao/transmissao-ao-vivo-filosofia-06112017-14h

.

– 19:00 h – “Tempos Modernos: a vida não quantificada merece ser vivida?“, pelo Prof. Jonadas Techio (UFRGS).

.

DIA 07/11 – TERÇA-FEIRA

– 09:00 h – “O debate contemporâneo em filosofia da memória: Causalismo e Simulacionismo“, pelo Prof. César Schirmer dos Santos (UFSM).

http://farol.ufsm.br/transmissao/transmissao-ao-vivo-filosofia-07112017-09h

.

– 14:00 h – “Narrativas e critérios de identidade“, pelo Prof. Jerzy Brzozowsky (UFFS).

http://farol.ufsm.br/transmissao/evento-filosofia-07112017-14h

.

– 19:00 h – “Filósofas: ausências e silêncios na história da filosofia“, mesa-redonda conduzida por: Profª. Janyne Sattler (UFSC), Profª. Juliana Missaggia (UFSM) e pela Profª. Mitieli Seixas (UFSM).

http://farol.ufsm.br/transmissao/evento-filosofia-07112017-18h

.

A página web da VIII Jornada de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia UFSM pode ser acessada em: https://sites.google.com/view/jornadafilo-ufsm2017/

.

.

1ª Edição do Prêmio de Dissertação “Prof. Miguel Spinelli”, da Sociedade Brasileira de Platonistas – SBP, foi entregue durante XIII Simpósio Internacional da SBP na UFSM

.

Prêmio SBP de Dissertação Prof.Miguel Spinelli. Vencedora Louise Walmsley Nery. Tema da dissertação Liberdade democrática versus liberdade filosófica um estudo dos usos do conceito

.

O Departamento de Filosofia da UFSM gostaria de destacar à comunidade acadêmica que durante a realização do XIII Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Platonistas: O Parmênides de Platão, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro no Auditório do CCSH, ocorreu pela primeira vez a condecoração do Prêmio SBP de Dissertação “Prof. Miguel Spinelli”, edição 2015/2016.

O prêmio, entregue pela Sociedade Brasileira de Platonistas à melhor dissertação na área de estudos platônicos produzida durante o biênio 2015/2016, recebeu o nome em homenagem ao Professor Doutor Miguel Spinelli, que há quase quatro décadas se dedica à pesquisa e ao ensino da filosofia no Departamento de Filosofia da UFSM.

A vencedora da presente edição foi Louise Walmsley Nery, da Universidade de São Paulo, com o seguinte trabalho:

Tema da dissertação: “Liberdade democrática versus liberdade filosófica: um estudo dos usos do conceito de eleuthería na República de Platão”.

Orientador: Prof. Dr. Roberto Bolzani Filho. Programa de Pós-Graduação em Filosofia, USP.

Banca Examinadora: Dr. Anastácio Borges de Araújo Júnior e Dr. Marco Antônio de Ávila Zingano.

.

.