... Artigos >> Revista Educação Especial
 
Edição: 2007 - N 30
O cuidado com a diferença
Ser educador(a) é ... (também) socializar inquietações
Afetividade e socialização como elementos facilitadores de inclusão em atividades de ginástica acrobática
Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET
De Cadernos de Educação Especial a Revista Educação Especial: uma análise dos últimos 5 anos (2002 - 2006)
Reflexões sobre o perfil e expectativas dos participantes do Prolibras no Estado do Paraná
Educação sexual de pessoas com deficiência mental
Discursos sobre a surdez: problematizando as normalidades
 
Edição: 2007 - N 29
Parceria colaborativa: descrição de uma experiência entre o ensino regular e especial
Compreendendo o paradigma da inclusão
Um olhar sobre a deficiência/diferença na escola inclusiva
Indivíduos com deficiência e mediação em leitura: reconstruindo identidades
Reflexão sobre as interações sociais: pessoas idosas com deficiência mental
Investigando o espectro do autismo: perfil do alunado e intervenção educacional na rede pública do Distrito Federal
Escola para Surdos: território de agenciamento cultural
PIT – Programa de Incentivo ao Talento: um relato das experiências pedagógicas realizadas com alunos com características de altas habilidades
A satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor
 
Edição: 2006 - N 28
Educação Especial: a Constituição Federal de 1988 e a Constituição Mineira de 1989
Dotação e talento: reconhecimento e identificação
Proposta de política pública educacional para os alunos com altas habilidades/superdotação no Estado do Rio Grande do Sul
Criatividade e altas habilidades/superdotação
Vida adulta: superdotação e motivação
Memória em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita: comparando arquiteturas cognitivas
A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo
A linguagem visual na educação especial
Enfoque psicopedagógico na relação família e escola
Grupo com irmãos de pessoas com necessidades especiais
Inclusão escolar, subjetividade e docência
Processo de inclusão na escola regular: panorama de percepções
Deficiência mental e autonomia: análise do discurso de jovens
em um grupo de teatro
Análise de dissertações e teses em educação especial produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília (1993-2004)
 
 
Edição: 2006 - N 27
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
Isenção de Tributos Estaduais para aquisição de veículo automotor para portador(es) de deficiência(s): Proposta de um novo olhar e nova redação sobre a legislação vigente no RS
Representações sociais: dos modelos de deficiência a leitura de paradigmas educacionais
A Atenção ao Aluno que se Destaca por um Potencial Superior
A identificação e o encaminhamento dos alunos com Altas Habilidades / Superdotação em Campo Grande – MS
Inclusão e prática docente no ensino superior
Os principais obstáculos para integração dos portadores de necessidades especiais nas escolas de Rede Pública Estadual da cidade de Passo Fundo
Estimulação essencial em crianças com necessidades especiais de zero a três anos
A instituição família e sua relação com a deficiência
O lúdico na Aprendizagem Infantil
Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
Aprendizagem: explicações para as dificuldades
O processo de inclusão de acadêmicos com necessidades educacionais especiais na Universidade Federal de Santa Maria
 
 
 
Edição: 2005 - N 26
Gestão para a inclusão
Educação Inclusiva: do que estamos falando?
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência
Da integração para a inclusão?
Inclusão escolar: um diálogo polifônico
Escola Inclusiva: o desvelar de um espaço multifacetado
Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?
Inclusão de alunos portadores de necessidades educativas especiais na rede regular de ensino: primeiras aproximações a partir de Michel Foucault
Pedagogia universitária voltada à formação de professores na temática da inclusão
Ultrapassando barreiras: professoras diante da inclusão
Inclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?
Surdez: tratar de incluir, tratar de normalizar
A Formação do professor e a inclusão educativa: uma reflexão centrada no aluno surdo
Integrando as diferenças: crianças com necessidades especiais no ensino regular
 
Edição: 2005 - N 25
O pioneirismo da escola flämming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes
Uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para inclusão social, educacional e digital
In(ex)clusão na universidade: o aluno com necessidades educacionais especiais em questão
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular: ressignificando a formação pessoal e profissional da educadora infantil
O papel do professor junto ao aluno com Altas Habilidades
Alberto: um professor do ensino regular e seu ‘algo mais’ para atender alunos com altas habilidades/superdotação
A Formação Continuada de Educadores e as TIC na Profissionalização de Pessoas com Deficiência Visual
O outro na relação
Família, atendimento especializado e inserção social
Articulando: arte, ensino e produção para uma educação especial
 
 
Edição: 2004 - N 24
O Direito a educação: os desafios da diversidade social
Formação do professor para a educação especial: história, legislação e competências
Orientação familiar como estratégia facilitadora do desenvolvimento e inclusão de pessoas com necessidades especiais
Por uma educação inclusiva para portadores de deficiência visual: um novo olhar
A invenção da educação especial
Práticas educativas para o ensino de biossegurança: uma experiência com alunos surdos
O desenvolvimento da noção temporal em crianças deficientes auditivas
Educação de surdos no ensino regular: inclusão ou segregação?
Literatura infantil e pessoas com necessidades educacionais especiais: estratégias e ações pedagógicas em discussão
Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com
necessidades educacionais especiais
A identidade em construção no ensino médio: uma necessidade e uma possibilidade para o ensino da arte
 
Edição: 2004 - N 23
A Inclusão na Universidade: limites e possibilidades da construção de uma Universidade Inclusiva
O direito à diferença nas escolas – questões sobre a inclusão escolar de pessoas com e sem deficiências
ESCOLA INCLUSIVA: a Educação Especial em foco
Informática e Educação Inclusiva: desafios para a qualidade na educação
Sobre a proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate
HANS EBERWEIN: críticas ao conceito de educação especial, e integração como uma tarefa do sistema de ensino e da escola
Estruturas motoras e conduta escolar dos portadores de deficiência mental - PDMs
Atendimento do Portador de Altas Habilidades
Educação popular e educação social de rua: construindo aproximações
Temas sobre ciência e pesquisa: seleção de algumas unidades textuais básicas
 
Edição: 2003 - N 22
Atenção à diversidade e qualidade do ensino
Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática
A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação
Mitos e crenças sobre as pessoas com Altas Habilidades: alguns aspectos
que dificultam o seu atendimento
Dinâmica de Sala de Aula: uma variável na aprendizagem
A cidadania e o desperdício da inteligência
BURNOUT DOCENTE no trabalho com a inclusão de alunos com
necessidades educativas especiais
O trabalho e a Formação do Ser Social: tópicos filosóficos sobre a teoria Histórico-Cultural
.
Edição: 2003 - N 21
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
Alfabetização de Surdos: apontando desafios
O Texto Jornalístico: desencadeador do desenvolvimento da leitura e da escrita da pessoa com deficiência mental
Formação do Profissional em Educação Física: um olhar para o processo de inclusão e inserção social
Sobre a Tolerância e a Diferença: contribuições epistemológicas para o trabalho com pessoas que necessitam de atenções especiais
Formação do educador para pedagogia nas empresas
Ensino-Pesquisa-Extensão: notas para pensar a indissociabilidade
Universalismo epistemológico e a pesquisa em educação
.
Edição: 2002 - N 20
INCLUSÃO DIGITAL: espaço possível para pessoas com necessidades educativas especiais
HABILIDADES SOCIAIS EM ALUNOS COM RETARDO MENTAL: análise de necessidades e condições
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA
A CORPOREIDADE DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN SEGUNDO AS REPRESENTAÇÕES DE SEUS PAIS E MÃES
O SIGNIFICADO DO JOGO E DO BRINQUEDO NO PROCESSO INCLUSIVO: conhecendo novas metodologias no cotidiano escolar
DANÇA E O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS – PNEEs
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS PÓS-HOSPITALIZADAS
REINTERPRETANDO A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DE SUAS MEMÓRIAS
STRESS E ENCLUSÃO: indicadores de stress em professores frente a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
PROYECTO MMM (MINIWEB, MULTILINGÜE, MAXIAPRENDIZAJE) INTERCAMBIO Y COMUNICACIÓN ENTRE CENTROS EDUCATIVOS DE DIFERENTES PAÍSES VÍA INTERNET
.
Edição: 2002 - N 19
(RE) PENSANDO O PAPEL DO EDUCADOR ESPECIAL NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS
A ESCOLA ATUAL E O ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE ALTAS HABILIDADES
A INCLUSÃO DE PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
LA NECESIDAD DE REORIENTAR EL ROL DEL PROFESOR, PARA MEJORAR LA CALIDAD DOCENTE EL LA EDUCACIÓN SECUNDARIA OBLIGATORIA
A MELHORA DA AMPLITUDE ARTICULAR E/OU MANUTENÇÃO DOS MOVIMENTOS EM PESSOAS PORTADORAS DE PARALISIA CEREBRAL ESPÁSTICA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O JOGO CLOWNESCO E SUA DIMENSÃO PARA A EDUCAÇÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS - PNES
A SEXUALIDADE ENQUANTO TEMA TRANSVERSAL EDUCADORES E SUAS REPRESENTAÇÕES
A PINTURA E OUTRAS MODALIDADES EXPRESSIVAS, COMO FACILITADORAS DO DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DOS EDUCANDOS
RELAÇÕES DE SALA DE AULA
A FACULDADE INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO
.
Edição: 2001 - N 18
O PORTADOR DE ALTAS HABILIDADES E SUA INCLUSÃO NA SOCIEDADE
PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
INCLUSÃO/EXCLUSAÕ: duas faces da mesma moeda
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E O PROCESSO DE INCLUSÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: aprendendo a viver, criar, pensar e ensinar de outro modo
DEFICIÊNCIA, HANDICAP E ALGUNS DEMÔNIOS DA INCLUSÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS PORTADORAS DE DISTURBIOS ARTICULATÓRIOS: em busca de contribuições para a formação de professores
A SÍNDROME DE USHER E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
DIAGNÓSTICO E ATENDIMENTOS PARA SURDOCEGOS POR RUBÉOLA CONGÊNITA
RESSIGNIFICANDO A CONCEPÇÃO DE DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DE AMBIENTES DE APRENDIZAGENS COMPUTACIONAIS TELEMÁTICOS
A BIOMECÂNICA ENTRE A VIDA E A MÁQUINA
VÍNCULO: construindo as bases para um apego seguro e para a independência
.
Edição: 2001 - N 17
A INCLUSÃO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM ÂMBITO SOCIAL E ESCOLAR
FAMÍLIA E SURDEZ: algumas considerações sobre o impacto do diagnóstico e a necessidade de orientação
A SURDOCEGUEIRA - "SAINDO DO ESCURO"
O PAPEL DA MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS DEFICIENTES MENTAIS, NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
SALA DE AULA
DESMISTIFICANDO O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL
CRIATIVIDADE: novos conceitos e idéias, aplicabilidade à educação
AS (I)LIMITAÇÕES DA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO: destruição/reconstrução
POSSO SER EU MESMO NA ESCOLA?
.
Edição: 2000 - N 16
LA INTEGRACIÓN EN SEGUNDARIA EN ESPAÑA
A EVOLUÇÃO DO (PRE)CONCEITO DE DEFICIÊNCIA
ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
INTERDISCIPLINARIDADE: a construção de novos valores sociais na pós-modernidade
QUE-FAZER COLABORATIVO: estruturando práticas educativas no contexto da educação básica do campo
HENRI WALON: por uma teoria dialética na educação
O PROBLEMA DE PESQUISA E HIPÓTESE ARGUMENTATIVA: uma proposta para a pesquisa em educação
CALCULANDO COM GALILEU: os desafios da ciência nova
.
Edição: 2000 - N 15
SERGIPE: reflexões sobre a inclusão
EDUCAÇÃO DE SURDOS E FRACASSO ESCOLAR
O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO/INCLUSÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS
CONTRIBUIÇÕES DE FATORES SÓCIO-INTERACIONISTAS NA ESCRITA DE SURDOS
O BRINQUEDO NA ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL COMO SUPORTE PARA O ENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
STRESS OU BURNOUT, A REALIDADE FRENTE A INCLUSÃO
COMUNICAR É PRECISO: os meios de comunicação do surdocego
O PARADIGMA HOLÍSTICO EM EDUCAÇÃO: uma utopia possível
EPISTEMOLOGIA E AÇÃO DOCENTE: alguns elementos para compreensão do processo de formação de professores
.
.