... Artigos >> Revistas
 
Edição: 2008 - Vol. 33 - N° 01
Escola em meio rural: uma escola portadora de futuro?
Escola rural: de objecto social a objecto de estudo
Educação do campo e escola itinerante do MST: articulações do projeto
político-pedagógico com o contexto sócio-educacional
Trajetória do movimento nacional de educação do campo no Brasil
O currículo e escolas do campo: questões político-pedagógicas em superação
Organização do trabalho pedagógico e Educação do Campo
A formação técnico-profissional no contexto do MST
Educação profissional rural: formação técnica
Os desafios da formação dos educadores que atuam no campo
Terra e escola: duas faces da mesma luta
Representações de surdos/as em matérias de jornais e revistas brasileiras
Das infâncias plurais a uma única infância: mídias, relações de consumo e construção de saberes
ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Orgs.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? em defesa do ato de ensinar. Campinas, SP: Alínea, 2007. 218 p.
 
Edição: 2007 - Vol. 32 - N° 02
Avaliação do impacto da escola especial e da escola regular na inclusão social e familiar de jovens portadores de deficiência mental profunda
Estranho medo da inclusão
Igualdade e diferenças na escola: como andar no fio da navalha
Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão
Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade
Pesquisando e investindo na escola inclusiva, com vistas a incentivar a cooperação dos pares
Educação especial: o atendimento em salas de recursos na rede municipal de São Paulo
Inclusão em escolas municipais: análise inicial de um caso
  ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Análise da construção do conhecimento na perspectiva das teorias de Vygotsky
Mídias no ensino superior: a formação docente e a educação presencial e virtual
Concepções de professores de História da rede municipal de ensino de Belo Horizonte acerca da informática educacional
Ouvindo Bia e buscando novos caminhos na formação permanente de professores de matemática
Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos
Música: produto ou processo? a educação musical responde
 
Edição: 2007 - Vol. 32 - N 01
A lição e o exercício: algumas reflexões sobre a história das práticas escolares de leitura e escrita
Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais
Uma análise cultural de discursos sobre alfabetização e alfabetismo e suas representações
Alfabetização e linguagem em rede: a formação continuada de professores
Relatos autobiográficos: uma possibilidade para refletir sobre as lembranças escolares das alfabetizadoras
Literacias em contexto de intervenção pedagógica: um exemplo sustentado nos Novos Estudos de Literacia
Variedades lingüísticas nos livros didáticos de Língua Portuguesa: uma temática emergente no ensino de língua materna do nível fundamental
  ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO
Um olhar crítico ao ensino superior: inovações necessárias aos interesses da sociedade em movimento
A formação de professores para a educação especial: multiculturalismo crítico e teoria das representações sociais
As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil
Memória e subjetividade: elementos para refletir sobre a singularidade das professoras
Educação e agressividade humana: um tema aberto! entre!
O ensino de história no período noturno
O dançar na educação física escolar: a experiência estética no movimento humano
 
Edição: 2006 - Vol. 31 - N 02
A arte no processo educativo
Entrevidas: a inquietude de professores-propositores
Bachelard e a experiência poética como dimensão educativa da arte
Por que somos kleinianos: a esquizoanálise entre educação e arte
Projeto transarte: transdisciplinaridade e intersemioses no ensino da arte
Intuições sobre o tempo na criação em artes visuais
Escritas de si (e para os outros) na docência em arte
As artes visuais e a formação do pedagogo - anos iniciais: uma
investigação no curso de pedagogia - CE/UFSM
A educação inclusiva de professores de arte a distância: possibilidades
e conflitos
Aprendizagens com tecnologias, artes e comunicação em
cursos de formação docente
Leitura de imagens: uma outra maneira de praticar a cultura
  ARTIGOS DE FLUXO CONTÍNUO
Desafios da mediação pedagógica em cursos de formação
de professores presenciais e a distância
Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação
de jovens e adultos
Qualidade de vida no trabalho: uma percepção de trabalhadores
que retornaram ao ensino formal
Inclusão: contribuições da teoria sócio-interacionista à inclusão
escolar de pessoas com deficiência
A vivência de valores através da literatura infanto-juvenil: a pedagogia
de projetos como estratégia de ensino
Aventura e percepção: contribuições para o processo de
ensino-aprendizagem
 
Edição: 2006 - Vol. 31 - N 01
Contribución sobre los paradigmas de investigación
A subjetivação do mercado e o fazer pedagógico: por uma práxis transformacional no espaço escolar
Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores
Quem aprende na educação infantil? a escola ensinando a ser boa-mãe
O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica
Narrativas de práticas bem sucedidas com tecnologias da informação e comunicação: com a palavra os professores do ensino fundamental
Memórias de professoras: a história de vida de Helena Ferrari Teixeira
O direito à educação superior na Constituição Federal de 1988 como direito fundamental
Questões de legitimidade na primeira República: o ensino secundário regular a equiparação do Ginásio Paranaense ao congênere federal
Ilustração e educação: uma leitura de Bernardo Guimarães
A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental
Resenha:
Da fala para a escrita: atividades de retextualização
 
 
Edição: 2005 - Vol. 30 - N 02
História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos
A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor
O ensino mútuo na Província Cisplatina
Em nome de uma formação científica: um estudo sobre a Escola Normal da Corte
Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pedagogia da Escola Nova e usos do impresso: itinerário de uma investigação
O debate em torno da nacionalização do ensino na Era Vargas
História, Educação e Civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 a 1960
Pesquisa Autobiográfica: contribuição para a História da Educação e de educadores no Rio Grande do Sul
História da Educação e Literatura: algumas idéias e notas
A fotografia como fonte para a História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa
Revisão teórica sobre a educação de adultos para uma aproximação com a andragogia

 

Edição: 2005 - Vol. 30 - N 01
Ameaças à funcionalidade familiar: uma perspectiva sistémica da cultura organizacional da(s) família(s).
A produção de subjetividade no processo de avaliação
Ser e Ter, Escutar e Trabalhar
A Universidade na sociedade em rede
Texto e contexto: questões metodológicas da pesquisa em educação e comunicação
A autoridade no processo educacional: os orientadores educacionais como mediadores das relações de poder
Oficinas de música: será a formação acadêmica necessária?
A dança de rua e o rap no cotidiano de adolescentes privados de liberdade
Identidade da ação pedagógica: uma abordagem tecida através da história da arte no currículo do ensino médio
Caracterização dos diretores das escolas agrícolas de educação profissional de nível técnico e de suas percepções acerca da agricultura e do meio rural
Currículos praticados e redes de saberes na educação especial
Alcances e fragilidades: os temas de vida e morte nos livros didáticos
Análise dos livros didáticos do ensino fundamental e médio quanto aos conteúdos de saúde bucal
 
Edição: 2004 - Vol. 29 - N 02
A (difícil) construção da profissionalidade docente
Profissão docente: algumas dimensões e tendências
Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman
Imaginário, representações sociais e formação de professores (as): entre saberes e fazeres pedagógicos
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente
A construção do início da docência: reflexões a partir de pesquisas brasileiras
Autonomia e conhecimento – algumas aproximações possíveis entre Antônio Gramsci e Paulo Freire a partir da análise de práticas
pedagógicas emancipatórias
Investigação-ação e formação de professores: estratégias articuladoras da prática formativa
Formação do professor do ensino superior: um processo que se aprende?
Saberes docentes de um novo tipo na formação profissional do professor: alguns apontamentos
Licenciaturas e suas modificações curriculares: as determinações legais do MEC - BR e os currículos da UFRGS
Formação de professores: uma alternativa de dinâmica curricular
Mapas da formação docente pós-LDB: regulação ou emancipação
 
Edição: 2004 - Vol. 29 - N 01
Gestão do Stress: formulação e aplicação dum curso de formação
Ensino Superior Noturno no Brasil: as dificuldades do entorno educacional e a importância do relacionamento social no ambiente
educaciona
Na prática docente a teoria se desmancha no ar: a resistência à teoria no espaço-escolar
Uma abordagem externalista da epistemologia através do pensamento de Antonio Gramsci
Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia
Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil
O estudante do curso de Enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora
 
Edição: 2003 - Vol. 28 - N 02
A Educação Musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores
A formação universitária do professor de música e as políticas educacionais nas reformas curriculares
Formação de professores e educação musical: a construção de dois projetos colaborativos
Educação Musical a distância e formação de professores
A diversidade em sala de aula: um olhar para a prática de uma professora de música
A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico
Música e Educação Especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento de indivíduos
A interação musical em bebês: algumas concepções
Cinema, TV e Cidadania: revendo posições
Representações sociais sobre a deficiência em documentos oficiais
A identidade profissional e a preparação para o trabalho no Centro de Formação Profissional de Santa Maria (RFFSA/SENAI) – 1973 a 1996
 
 
Edição: 2003 - Vol. 28 - N 01
Desenho de uma pesquisa: passos de uma investigação-acção
O papel da universidade no contexto contemporâneo: os desafios da avaliação
A relação entre o ensino escolar e a mídia
A influência da cultura corporal sobre o conteúdo e o espaço físico da educação física escolar
O ensino da matemática na terceira série do ensino médio: uma análise atual do currículo
Educação em ciências na pré-escola: implicações para a formação de professores
A relação mãe-filho no projeto “música para bebês”: um estudo sobre possíveis interferências no desenvolvimento musical dos bebês
O ensino da música na escola fundamental: dilemas e perspectivas
Problemas de aprendizagem: um olhar psicopedagógico
 
Edição: 2002 - Vol. 27 - N 02
DOSSIÊ: FILOSOFIA E ENSINO
A NATUREZA DA FILOSOFIA E O SEU ENSINO
O PAPEL DA FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO DO SUJEITO A PARTIR DA MODERNIDADE
A FILOSOFIA E SUA DIDÁTICA
FILOSOFIA E LEITURA MEDIEVAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O PROGRAMA DE FILOSOFIA COM CRIANÇAS NA ESCOLA
A VIVÊNCIA COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO NO FILOSOFAR COM CRIANÇAS
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO E SEU PROFESSOR: ALGUMAS REFLEXÕES
FILOSOFIA: UMA DEMANDA DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE HUMANA PELAS IMAGENS ESTÉTICA
SOBRE O ENSINO E A REFLEXÃO DA FILOSOFIA, NO RECORTE DE UM MUNDO CONFLITUADO
CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA TODAS AS IDADES
ARTIGOS
ENTRE LOS SUJETOS HISTÓRICOS Y EL ESPACIO PÚBLICO: UN ESCENARIO PARA LAS ALTERNATIVAS ANTIHEGEMÓNICAS DE LA CIUDADANÍA POPULAR
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO
O ENSINO DA HISTÓRIA: O OLHAR DO ALUNO
 
Edição: 2002 - Vol. 27 - N 01
ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB RELAÇÕES DE HEGEMONIA: terreno perdido ou construção de novas relações?
EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM E SEU COMPROMISSO SOCIAL
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E ENSINO DE CIÊNCIAS: papel do raciocínio analógico
PROGRAMA EDUCACIONAL SOBRE SERES VIVOS: uma contribuição ao ensino de ciências
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM A PARTIR DOS APORTES DE PIAGET E MATURANA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FORMAL: a atuação do professor
BIOÉTICA: como interlúdio interdisciplinar
NARCISO E O AVESSO DO ESPELHO - O LAZER NO IMAGINÁRIO DO PROFESSOR
BREVE ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE E A NOÇÃO DE "TOTALIDADE" EM PAULO FREIRE
 
Edição: 2001 - Vol. 26 - N 02
PEDAGOGIAS CRÍTICAS: REPENSANDO SEUS FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES.
AS CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E AS TEORIAS EDUCACIONAIS MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS.
ESCALAS, PROJEÇÕES E SÍMBOLOS COMO FERRAMENTAS DE ANÁLISE DA POLÍTICA EDUCACIONAL: Ensaio Cartográfico sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais.
ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA REFLEXÃO.
A INTERFERÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO APRENDIZADO DE ALUNOS DAS ZONAS RURAL E URBANA.
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR EM CURSOS DE LICENCIATURA: O ALUNO COMO PARCEIRO.
APRENDIZAGEM DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR ESTUDANTES DE DESCENDÊNCIA ALEMÃ.
O MEDO DA MATEMÁTICA
A EDUCAÇÃO INFORMAL DA JUVENTUDE NA DIOCESE DE SANTA CRUZ DO SUL – 1959/1986.
 
Edição: 2001 - Vol. 26 - N 01
A PROPÓSITO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL.
BREVE PARALELO ENTRE ARTE MODERNA E ARTE PÓS-MODERNA.
O DIÁLOGO E A PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA - UMA PRÁTICA ESCOLAR.
OS DIZERES DAS ADOLESCENTES SOBRE A GRAVIDEZ PRECOCE: DESAFIOS PARA A ESCOLA.
MOBILIDADE SOCIAL E IDENTIDADE RACIAL: O NEGRO NA PERSPECTIVA DO ENSINO SUPERIOR.
O AUTOCONCEITO DOS ADOLESCENTES EMPOBRECIDOS DAS INSTITUIÇÕES GUANELLIANAS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA - RS.
A PRÁTICA EDUCACIONAL DIALÓGICA EM LÍNGUA PORTUGUESA COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES INVESTIGADORES.
INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA DE SINAIS: UM OLHAR MAIS DE PERTO.
EDUCAÇÃO, MÚSICA E INVESTIGAÇÃO-AÇÃO: produzindo o sorriso na escola.
 
Edição: 2000 - Vol. 25 - N 02
ANÍSIO TEIXEIRA: alguns apontamentos em comemoração ao centenário de seu nascimento.
CORPO, MOVIMENTO E LUDICIDADE: uma contribuição ao processo de alfabetização.
ESCENARIOS ETNOGRAFICOS EDUCATIVOS: um aporte al curriculo investigativo.
A ESCOLA E AS PEDAGOGIAS DA INDÚSTRIA CULTURAL.
MÍMESIS EM RECONSTRUÇÃO: processos de aprendizagem da razão comunicativa na educação.
CRISE PARADIGMÁTICA DESAFIA A EDUCAÇÃO.
A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR.
RESSIGNIFICANDO IMAGENS/MEMÓRIAS DE ALUNAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC: processos de formação de professoras (1929-1969).
UM MODO PRAZEROSO DE ESTUDAR: o texto acadêmico através da escrita e do desenho.
BACHELARD E O PÓS-MODERNISMO.
 
Edição: 2000 - Vol. 25 - N 01
PEDAGOGIA NO ENCONTRO DE TEMPOS: o moderno e o pós-moderno em Paulo Freire a partir de algumas metáforas.
PRÁTICAS DAS ATIVIDADES DE PESQUISA: o que significam para professores de ensino médio e superior nas escolas públicas de Porto Alegre.
CURANDEIRISMO NO SÉCULO XIX: as escolhas do povo.
GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: elementos para repensar a atuação do professor face as mudanças tecnológicas no atual contexto.
PARA ONDE VÃO AS LICENCIATURAS- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS.
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO: Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um desafio para subsidiar os processos de reformulação dos cursos de licenciaturas na UFSM.
A PSICOLOGIA DO NÚMERO.
O PÚBLICO, O PRIVADO E A EDUCAÇÃO COLETIVA DAS MULHERES GUERREIRAS NA REPÚBLICA DE PLATÃO.
RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES NA PEDAGOGIA: Piaget e Montessori.
 
.