... Cadernos :: edição: 2004 - N° 23 > Editorial

É com satisfação que apresentamos o novo layout da Revista Educação Especial número 23 de 2004 do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da UFSM-RS. Os trabalhos apresentados constituem um meio de reflexão e divulgação da produção de pesquisas sobre diferentes temáticas desenvolvidas no país e no exterior, está revista apresenta dez artigos com temáticas que contemplam questões atuais da educação/educação especial.

Uma das propostas da revista é valorizar a publicação de trabalhos acadêmicos que resultam em artigos científicos produzidos por pesquisadores da área da educação/educação especial.

A circulação desta revista no meio acadêmico tem sido utilizada como aporte teórico para pesquisas, pois seu conteúdo trata dos mais diversos temas o que garante, além de outros aspectos, sua cientificidade.

Nossas publicações já passaram por diversas mudanças ao longo de seus dezessete anos de circulação mantendo-se atualizadas em suas temáticas, redefinindo sua estrutura buscando sensibilizar o leitor.

Faz parte desta edição dez artigos, abordando temáticas diversas relacionadas à educação. David Rodrigues nos traz o artigo “A inclusão na universidade: limites e possibilidades da construção de uma Universidade Inclusiva”. Que apresenta uma discussão quanto ao acesso e sucesso nas universidades a jovens com deficiência.

Maria Teresa Eglér Mantoan, é autora do texto “O direito à diferença nas escolas – questões sobre a inclusão escolar de pessoas com e sem deficiência”. Discute a proposta de se incluir todos os alunos em uma única modalidade educacional, o ensino regular, focalizando posições no âmbito educacional e jurídico.

O artigo “Escola Inclusiva: a Educação Especial em foco”, a autora Fabiany de Cássia Tavares Silva nos apresenta a ambigüidade da escola inclusiva, da inclusão, da exclusão e da Educação Especial, reconhecendo também a ambigüidade das palavras pensa –se na melhor maneira de proceder diante da realidade social em que vivemos.

O trabalho “Informática e Educação Inclusiva: desafios para a qualidade na educação”, as autoras Eliana da Costa Pereira e Soraia Napoleão Freitas tem como principal objetivo colaborar com subsídios teóricos para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem a utilização da informática na educação inclusiva, favorecendo a verdadeira construção do conhecimento.
Adriana da Silva Thoma assina o texto “Sobre a Proposta de Educação Inclusiva: notas para ampliar o debate”, discute a exclusão de alguns e a inclusão de outros, questiona como atender a tantas diferenças em um mesmo espaço físico, por educadores formados para atender a um perfil normal, refletindo sobre o atual contexto educacional brasileiro.

Renate F. Krause é autora do artigo “Hans Eberwein: críticas ao conceito de educação especial e integração como uma tarefa do sistema de ensino e da escola”. Apresenta algumas idéias de Hans Eberwein buscando uma reflexão dos professores de Escolas Especiais e de Educação Especial sobre sua legitimidade.

Marília de Rosso Krug, Juciele Casarin, Lucimara Somavilla e Pedro Antônio Batistela, são os autores do artigo “Estruturas motoras e Conduta de Deficiência Mental – PDMs”. Este trabalho visa avaliar as estruturas motoras nas variáveis: coordenação motora ampla, fina e equilíbrio, e a conduta escolar nas variáveis: hiperatividade, socialização, ansiedade e inatenção. Essa avaliação foi feita com onze deficientes mentais da APAE de Ijuí-RS.

No artigo “Atendimento do Portador de Altas Habilidades”, as autoras Maria de Lourdes Lunkes de Souza e Soraia Napoleão Freitas , propõe algumas reflexões a respeito das ofertas de atendimento aos portadores de altas habilidades, oportunizando a estas pessoas um desenvolvimento mais harmônico.

Rita de Cacia Borges Liberalesso e Claiton José Grabusca são os autores do texto “Educação Popular e Educação Social de Rua: Construindo aproximações”, neste os autores analisam a construção de ações educativas no âmbito da Educação Social de Rua, fundamentada nos pressupostos educacionais frerianos.

O décimo artigo, de Eduardo J. Z. Ayala que aborda “Temas sobre ciência e pesquisa: seleção de algumas unidades textuais básicas”, traz o significado de algumas categorias intrínsecas à ciência. Temas sobre epistemologia, racionalidade, conhecimento e pesquisa são apresentados ao longo do texto.
Com a certeza, de que precisamos qualificar e aperfeiçoar cada vez mais nossas futuras edições encerramos está etapa agradecendo aos professores e pesquisadores supra citados que contribuíram com suas produções científicas e sugestões. Reiteramos o convite para que todos os pesquisadores da referida área continuem encaminhando artigos para às próximas edições.

Profª. Drª. Soraia Napoleão Freitas
Presidente da Comissão