... Cadernos :: edição: 2004 - N° 24 > Editorial > Índice > Resumo

Por uma educação inclusiva para portadores de deficiência visual: um novo olhar

Andréa Feller Golin
Lia Caetano Bastos

Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar a situação educacional dos portadores de deficiência visual residentes em Florianópolis. A pesquisa conta com a participação de alunos associados à ACIC – Associação Catarinense para Integração do Cego – . A análise dos dados evidencia que o processo educacional vivenciado pelos pesquisados foi permeado por dificuldades no cotidiano escolar, expressas em função dos obstáculos aos recursos didáticos e também a metodologia e a forma como atuaram os professores em sua prática pedagógica. As medidas necessárias para facilitar e proporcionar o processo de inclusão educacional traduzem-se na necessidade de atualização dos docentes e acesso aos recursos pedagógicos. Assim, há expectativas de que com melhores condições no processo ensino-aprendizagem, o sujeito com deficiência visual possa se qualificar e estar mais preparado para ser incluído no mundo do trabalho e consequentemente na sociedade.

Palavras-chave: educação. inclusão. deficiência visual.