... Edição: 2000 - Vol. 25 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo

RESSIGNIFICANDO IMAGENS/MEMÓRIAS DE ALUNAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO OLAVO BILAC:
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (1929 - 1969)

Jorge Luiz da Cunha
Rosangela Montagner

O curso de formação de professoras primárias do Instituto de Educação Olavo Bilac - Santa Maria, se constituiu, nos anos de 1929 a 1969, como um espaço importante para a educação de moças, de classe média, no interior do Rio Grande do Sul. Em torno das narrativas de ex-alunas dessa escola, procuro discutir questões relacionadas a alguns aspectos da organização / funcionamento do espaço educacional, com o propósito de conhecer as significações das escolhas dessas mulheres pela formação docente bilaquiana; verificar as representações sobre a mulher-professora; conhecer os dispositivos usados para salvaguardar a sexualidade das alunas.