... Edição: 2001 - Vol. 26 - N° 01 > Editorial > Índice > Resumo

O DIÁLOGO E A PROBLEMATIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Lisane Anes Romero
Ana Luiza Ruschel Nunes

No sentido de apontar e criar possibilidades de mudanças na formação de professores de Educação Infantil, nosso propósito foi trabalhar a formação profissional junto as alunas das disciplinas de Prática de Ensino na Pré-Escola do Curso de Pedagogia da UFSM no ano de 2000 e que realizaram seu exercício docente em classes de Educação Infantil nas escolas públicas - municipais e estaduais - e particulares de Santa Maria/RS. Neste processo, buscamos colaborativamente com base na investigação-ação e na concepção dialógico-problematizadora potencializar ações, fazendo do professor um investigador, assumindo uma postura de profissional ativo e crítico frente aos problemas e dificuldades cotidianamente encontradas nas escolas.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores, investigação, diálogo e problematização.