... Edição: 2002 - Vol. 27 - N° 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
ENSINO MÉDIO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SOB RELAÇÕES DE HEGEMONIA: TERRENO PERDIDO OU CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES?

Marlene Ribeiro
.

Meu objetivo, com este texto, é aprofundar a discussão sobre as reformas que separam o Ensino Médio e a Educação Profissional, retrocedendo à era Vargas sem que a contrapartida - a regulamentação de alguns direitos do trabalho conquistados e reconhecidos por aquela Ditadura - tenha ocorrido, ou seja, que aqueles direitos tenham permanecido ou se ampliado neste que se diz um Governo democrático. Pretendo, então, estabelecer conexões entre os fundamentos proclamados e os formatos impostos para o Ensino Médio e a Educação Profissional, sob a ótica das relações de hegemonia, a partir da LDBEN 9.394/96, do Decreto-Lei nº 2.208/97 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para isso, irei situar as referidas reformas no contexto de mudanças que ocorrem no mundo do trabalho e na configuração do Estado.
Palavras-chave: trabalho e educação; educação profissional; movimentos sociais e educação; ensino médio; fundamentos da educação.

 
Ler artigo
View abstract

.