... Edição: 2002 - Vol. 27 - N° 02 > Editorial

É com prazer que publicamos a Revista Educação 02/2002. Nesse número, apresentamos um significativo debate sobre a Filosofia e o seu ensino, temática que tem suscitado importantes reflexões no contexto das políticas e das práticas educacionais . Nessa edição, a política editorial inaugura a publicação de dossiê, contemplando a organização temática de produções científicas de relevância acadêmica em educação.

O dossiê apresentado, nesse número da Revista Educação, compõe-se de doze trabalhos que enfocam a Filosofia e o seu ensino, o papel da Filosofia na modernidade, a Filosofia e sua didática, Filosofia e sua demanda na educação, formação de professores para a Filosofia com crianças na escola, a vivência como princípio metodológico no filosofar com crianças, Filosofia no ensino médio, contribuições da Filosofia para todas as idades. Além desses, Filosofia e leitura medieval, educação da sensibilidade pelas imagens estéticas, sobre o ensino e a reflexão da Filosofia no recorte de um mundo conflituado, são textos do dossiê organizado pelos professores Amarildo Luiz Trevisan e Noeli Dutra Rossatto.

Gostaríamos de agradecer aos professores supra citados e ao professor Dermeval Saviani que, rigorosamente, contribuiu com a leitura integral e sugestões aos textos ao dossiê. Na revista são apresentados tres artigos. Álvaro Márquez -Fernandez, em “Entre los sujetos históricos y el espacio publico: un escenario para las alternativas antihegemónicas de la ciudadania popular, busca analisar a presença dos sujeitos e atores sociais nos movimentos de participação cidadã, sobretudo na America Latina.
Hugo Norberto Krug e Fábio da Purificação de Bastos em “A construção do conhecimento prático do professor de Educação Física: um estudo de caso etnográfico apresentam resultados de uma pesquisa que buscou descrever o processo de construção do conhecimento prático do professor na área de Educação Física.

Em “O ensino da história: o olhar do aluno”, Marta Valquíria Wich e Weber Medeiros relatam sobre uma pesquisa que objetivou salientar a visão do aluno com relação ao desenvolvimento da disciplina de História. Tomaram-se depoimentos de alunos de 7ª e 8ª séries de escolas públicas estaduais. Os resultados indicam possibilidades para a revisão da aula de História.

É com satisfação que encerramos o ano de 2002 com a Revista Educação em dia. Esse periódico também pode ser acessado na home-page www.ufsm.br /ce/revista.Esperamos que com esse número possamos estar trazendo contribuições significativas no contexto das produções científicas em educação.

Reiteramos o convite para que todos os pesquisadores em educação encaminhem artigos. Nossas normas, encontram-se no final da revista. Desejamos aos nosssos leitores que os esforços editoriais empreendidos possam estar contribuindo com a leitura e o aprimoramento em educação.

Cláudia Ribeiro Bellochio
Presidente da Comissão Editorial