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A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO

Hugo Norberto Krug e Fábio da Purificação de Bastos
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A investigação objetivou descrever o processo de construção do conhecimento prático do professor de Educação Física, identificando os aspectos que influenciam e como são organizados. A abordagem foi qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Os instrumentos foram a observação participante, a análise de documentos e a entrevista semi-estruturada. A dinâmica utilizada foi de perceber, registrar, ordenar, comparar, interpretar, relacionar e especular sobre o processo. Chegou-se a algumas considerações finais: (a) que o processo foi influenciado pelos condicionantes sociais, tanto internos quanto externos às práticas pedagógicas, mas, principalmente, pelas concepções de ensino; (b) que o processo estabelecido levou os professores a construírem os seus conhecimentos práticos, mais especificamente a “como estruturar o ensino” e a “como manter o controle dos alunos”; (c) que a organização dos conhecimentos práticos foi efetuada a partir das concepções de ensino; (d) que os professores devem ser entendidos como sujeitos com capacidades de gerar conhecimentos; e (e) que são diversos os conhecimentos que informam a prática pedagógica dos professores, do mesmo modo que são variadas as fontes que originam estes conhecimentos.

Palavras Chave: Educação Física, formação profissional, conhecimento prático.

 
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