... Edição: 2002 - Vol. 27 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo

O ENSINO DA HISTÓRIA: O OLHAR DO ALUNO

Marta Valquíria Winch
Elisabeth Weber Medeiros

O presente trabalho é uma investigação acerca do Ensino da História nas escolas estaduais de Ensino Fundamental do município de Santa Maria. A pesquisa teve como objetivo salientar a visão do aluno com relação ao desenvolvimento da disciplina de História, pesquisando sobre os diferentes aspectos como objetivos, função, conteúdos, relação com a realidade, dinâmica das aulas, avaliação, construção da cidadania e interdisciplinaridade. Foram entrevistados alunos da 7ª e 8ª séries que freqüentam escolas públicas estaduais. Através do estudo e análise das entrevistas, foi possível perceber, de forma mais concreta, os problemas que permeiam o ensino da História, sua compreensão na visão dos alunos e os aspectos que necessitam maior atenção por parte dos professores do Ensino Fundamental. Os resultados apontam situações e formas que poderiam contribuir para tornar a aula de História não só um momento de prazer, mas também algo vivo, contemporâneo e significativo, que possibilite ao aluno a compreensão e leitura da realidade.

Palavras-chave: História, Ensino da História, Aluno