... Edição: 2002 - Vol. 27 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo

Formação de professores para o programa de Filosofia com crianças na escola

Amarildo Luiz Trevisan, Catia Piccolo Viero, Elaine Conte

O artigo visa a relatar as reflexões surgidas a partir da implementação de um projeto de pesquisa e extensão do CE/UFSM, objetivando a reconstrução da metodologia de educação para o pensar, a partir da realização de uma experiência em quatro escolas municipais de Santa Maria - RS/Brasil. A crítica desconstrutiva ao ensino de Filosofia faz com que a disciplina perca as certezas procedimentais da via oferecida pela metafísica da subjetividade. Por isso, torna-se necessário repensar a práxis filosófica nas escolas, para além do contexto de crise do paradigma epistemológico dominante na modernidade, o qual funciona como alicerce da prática pedagógica moderna. As idéias de Lipman, Habermas e Paulo Freire auxiliam a repensar a formação filosófica de professores, promovendo a necessária inserção crítica da Filosofia na escola básica.

Palavras-chave: metodologia, Filosofia, formação de professores.