... Edição: 2003 - Vol. 28 - N° 01 > Editorial > Índice > Resumo

O ENSINO DA MÚSICA NA ESCOLA FUNDAMENTAL: DILEMAS E PERSPECTIVAS

Alícia Maria Almeida Loureiror

O trabalho em foco pretende refletir sobre o entendimento do atual processo e da dinâmica do fenômeno musical dentro das instituições escolares de ensino fundamental. A abordagem do tema através da confluência de dois caminhos: o da pesquisa bibliográfica e o da pesquisa de campo, possibilitou-nos o entendimento de uma prática educativa musical praticamente inexistente dentro do contexto escolar. A reflexão teórica, a partir do material escrito sobre Educação Musical, revelou-nos uma acentuada desarticulação entre o “falar sobre música” e o “fazer musical”, o que acabaria por apontar, sob a ótica de atores envolvidos no trabalho de campo, para o uso e funções inadequados da prática musical, em desarmonia com a realidade do aluno e dissonante com o contexto sociocultural brasileiro.

Palavras-chave: Ensino de Música, Ensino Fundamental, Currículo