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A identidade profissional e a preparação para o trabalho no Centro de Formação Profissional de Santa Maria (RFFSA/SENAI) – 1973 a 1996

Marion Machado Cunha
Jorge Luiz da Cunha
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Este artigo centra sua discussão na construção da identidade profissional na escola ferroviária de Santa Maria – Centro de Formação Profissional – Acordo RFFSA/SENAI –, Rio Grande do Sul. Para a realização desta pesquisa fizemos uso da metodologia história oral, na modalidade história de vida. A escola ferroviária atendia o setor de transporte ferroviário, preparando jovens entre 14 e 18 anos de idade para os postos de trabalho da empresa, nas áreas de eletricidade e metal-mecânica. A instituição escolar, por sua relação orgânica com as estruturas social e econômica capitalista, procurava impor qualidades profissionais, cujas características estivessem ajustadas ao processo produtivo e à organização do trabalho nas indústrias. A identidade profissional implicava, em última instância, mas dissimulando seu verdadeiro objetivo, no ajustamento dos jovens aos interesses do mercado de trabalho do setor industrial, controlando seus conteúdos de vida e perspectivas profissionais.

Palavras-chave: Educação, Trabalho, Identidade.

 
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