... Edição: 2003 - Vol. 28 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo

A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico

Vânia Beatriz Müller

Esse artigo se refere a uma proposta músico pedagógica, desenvolvida no primeiro semestre de 2002, na disciplina “Laboratório”, com alunos de graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Florianópolis. O texto traz reflexões sobre o imbricamento da subjetivação com a criação e improvisação musicais, a partir da análise de depoimentos escritos pelos alunos. Os depoimentos trazem suas percepções sobre seu próprio desenvolvimento nas vivências musicais e sobre como alguns conceitos como singularidade, diversidade, autoria, autonomia, homogeneização, e subjetividade, foram contemplados musicalmente, no decorrer do semestre.

Palavras-chave: Vivência Musical, Subjetivação, Cotidiano.