... Edição: 2004 - Vol. 29 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Autonomia e autoridade em diálogo com a teoria e a prática: o caso da profissão docente

Maria Isabel da Cunha, Ana Maria Ranzan Rigo,
Carmem Lúcia Lascano Pinto, Denise Grosso da Fonseca,
Gildo Volpato, Sônia Regina de Souza Fernandes,
Vânia Alves Martins Chaigar
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As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.

Palavras-chave: Autonomia. Autoridade. Profissão. Docente.

 
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