... Edição: 2005 - Vol. 30 - N° 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
Análise dos livros didáticos do ensino fundamental e médio quanto aos conteúdos de saúde bucal

Luciana Rigodanzo
Beatriz Unfer
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As informações sobre cuidados em saúde devem ser proporcionadas na escola. As crianças e adolescentes têm oportunidade de conhecer, explorar e fixar conceitos em relação aos cuidados com o corpo, incluindo nesse contexto a saúde bucal. O propósito deste trabalho é avaliar as informações contidas nos livros didáticos do ensino fundamental e médio utilizados por escolas da rede pública e particular de Santa Maria. Um total de 48 livros foi analisado, através da análise de conteúdo, e as informações coletadas foram registradas em uma ficha previamente elaborada. Os temas referentes à cárie dentária, doenças periodontais, higiene bucal, uso do flúor, dieta cariogênica e o cirurgião dentista foram qualificados em termos de satisfatoriedade e insatisfatoriedade, segundo critérios científicos. Os resultados indicaram que há predominância do critério de insatisfatoriedade, principalmente no que se refere às informações sobre a cárie dentária e a doença periodontal, cujos conteúdos podem levar ao aprendizado errado ou incompleto. De acordo com os resultados obtidos neste trabalho pode-se concluir pela necessidade de adequar os conteúdos didáticos de saúde bucal presentes nos livros utilizados pelas escolas públicas ou privadas. Nesse sentido, cabe à Odontologia subsidiar os autores de livros e as escolas com informações adequadas do ponto de vista de conteúdo científico e trabalhar junto ao professor para melhor utilizá-las junto aos seus alunos.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Livros Didáticos. Saúde Bucal.

 
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