... Edição: 2005 - Vol. 30 - N° 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
A produção de subjetividade no processo de avaliação

Osvaldo Mariotto Cerezer
Kachia H. Téchio
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Este artigo está embasado em experiências vivenciadas no decorrer do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior da Unipan/Faciap, Cascavel, Paraná, onde desenvolvemos discussões e entrevistas com alunos, que são profissionais de diversas áreas, atuam na docência superior, e não possuíam formação pedagógica. Pretende-se analisar a avaliação mencionando os possíveis elementos subjetivos que a compõem. Percebe-se que, embora a avaliação seja um componente essencial do ensino, da aprendizagem e do processo curricular, poucos professores estão preparados para esta tarefa que requer reconhecimento, aceitação e observação do intrincado processo de produção de subjetividades que dá sentido à existência dos indivíduos que se constitui influenciado por aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. É neste contexto que este artigo se pretende inserido procurando contribuir com a discussão sobre este tema.

Palavras-chave: Avaliação. Subjetividade. Formação de Professores.

 
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