... Edição: 2005 - Vol. 30 - N° 02 > Editorial > Índice > Resumo

Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Celia Regina Otranto

A pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O texto enfoca a criação da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV) – primeira escola federal superior agronômica brasileira – pelo Decreto nº 8.319, de 20 de outubro de 1910. O mesmo decreto que criou a Escola traçou as regras do ensino agronômico em todo o país, instituindo-o no interior do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio. Aborda a luta pela sobrevivência e os desdobramentos da ESAMV, até se transformar na atual Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1967. Em sua parte final destaca a transferência da Instituição, do Ministério da Agricultura, para o Ministério da Educação e Cultura, apontando suas principais ações e dificuldades após a mudança de vinculação ministerial.

Palavras-chave: Educação Superior. Memória Institucional. Ensino Agronômico.