... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

Ilustração e educação: uma leitura de Bernardo Guimarães

Luciano Mendes de Faria Filho*

Este trabalho busca explicitar facetas importantes da cultura e do processo de escolarização no Brasil e, mais especificamente, em Minas Gerais, ao longo do oitocentos. Ele acompanha outros em que temos tentado trabalhar com fontes diversas (jornais, relatórios de diretoras e inspetores escolares, legislação escolar) buscando apontar para a importância destas para a história da educação e produzir uma inteligibilidade própria a cada uma delas. O texto traz à tona a discussão sobre a produção literária de um dos principais intelectuais mineiros do século XIX – o romancista Bernardo Guimarães -, buscando destacar a importância dos intelectuais no processo de escolarização nos últimos dois séculos.

Palavras-chave: Minas Gerais. Literatura. História. História da Educação.

* Prof. Dr. da Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Educação - Coordenador do PPGE.