... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

A reflexão da prática como um dos subsídios para a formação do professor de ensino fundamental

Maria da Penha Esteves*
Eneida Maria Chaves**

O objetivo deste artigo é discutir a importância da reflexão da e sobre a prática docente como um dos requisitos básicos para a formação, tanto inicial quanto continuada, do professor das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Discute também o papel do registro como elemento facilitador dessa reflexão. Para isso, fundamenta-se em alguns teóricos que defenderam a reflexão sobre a ação pedagógica como oportunidade ímpar de preparação para o trabalho docente. Finalmente, analisa os depoimentos, no grupo focal e em entrevista individual, de uma egressa do Curso Superior de Formação de Professores (CSFP).

Palavras-chave: Formação Inicial e Continuada. Prática Docente. Professor Reflexivo. Registro da Prática.

* Profa. Mestre em Educação (Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona – Cuba), Professora Aposentada da Faculdade de Educação/CBH/UEMG e Professora do Curso de Pedagogia da FCH/FUMEC.
** Ph.D. em Lingüística (Indiana University – EUA), Professora Aposentada da Universidade Federal de São João Del-Rei, Pesquisadora Visitante na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG) e Bolsista da FAPEMIG.