... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
Inclusão e autoconceito: reflexões sobre a formação de professores

Viviane Preichardt Duek*
Maria Inês Naujorks**
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O amplo debate acerca do processo inclusivo nos levou à realização de um estudo de cunho bibliográfico, abordando o autoconceito do professor que trabalha com alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) no ensino regular. Para tanto, utilizamos os referenciais da área da Psicologia, Educação Especial e Educação que permitiram a construção de uma matriz teórica no intuito de contribuir para a discussão em relação à formação de professores, diante do atual paradigma inclusivo. Com base no referencial utilizado percebe-se a urgência de se identificar o professor como um profissional que necessita refletir sobre seu autoconceito, buscando o autoconhecimento, pois a relação professor-aluno, vai além da transmissão de conteúdos, envolvendo as características psíquicas de ambos. Urge que se instrumentalize os professores a fim de que consigam atuar de forma mais confiante e segura e, assim, ressignificar sua prática pedagógica junto ao aluno com NEE. Neste sentido, ressaltamos a pertinência e o desejo de darmos continuidade a esta pesquisa, por meio de um trabalho centrado na pessoa do professor como alguém que precisa ser apoiado e escutado, no que concerne ao contexto inclusivo. Fomentamos o estabelecimento de grupos de apoio mútuo nos quais os professores possam falar de si mesmos, compartilhar seus anseios, desejos, necessidades, a fim de que consigam criar estratégias de enfretamento congruentes com seu autoconceito, bem como perceber a formação, não só como a aquisição de conhecimentos ou habilidades, mas particularmente como um processo de desenvolvimento pessoal.

Palavras-chave: Autoconceito. Inclusão. Formação de Professores.

 
* Especialista em Educação Especial e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM.
** Profª. Drª em Psicologia Social/USP/SP, docente do Departamento de Educação Especial, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM.
 
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