... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

O professor, o aluno e o conteúdo no ensino de botânica

Lenir Maristela Silva*
Valdo José Cavallet**
Yedo Alquini***

Analisar o ensino de Botânica é o objetivo central deste trabalho. O material para o estudo constou dos trabalhos direcionados ao ensino na graduação, da seção temática “Ensino de Botânica” dos anais dos Congressos Nacionais de Botânica do período de 1995 a 2002 e de planejamentos e programas de disciplinas de Botânica de algumas universidades públicas. As dimensões utilizadas na análise foram: o papel do aluno; o papel do professor; e a consideração do conteúdo. O aperfeiçoamento do ensino de Botânica, explícito nos documentos analisados é entendido, principalmente no sentido do aprimoramento das metodologias específicas da área ou de recursos didáticos, ou seja, são relegadas as condições de ensino que podem oportunizar a apropriação crítica e contextualizada dos conhecimentos, indispensável à formação emancipatória do aluno.

Palavras-chave: Didática. Ensino de Botânica. Professor universitário.

* Profª Adjunta do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná – Unidade de Pato Branco. Coordenação de Agronomia. Via do Conhecimento Km 01, Cx. Postal, 571, CEP 85.503-390, Fone: (46)32202540, Fax (46)3220-2548, Pato Branco/PR, lenir@pb.cefetpr.br.
** Prof. Adjunto da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Agrárias.
*** Prof. Adjunto da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Biológicas.