... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
Narrativas de práticas bem sucedidas com tecnologias da informação e comunicação: com a palavra os professores do ensino fundamental

Lina Cardoso Nunes*
Bernardete Malmegrin Vanzella Amin**
Mônica Saraiva Machado Guimarães***
Mirian Garfinkel****
.

Este artigo constitui o recorte de uma pesquisa realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro, durante o ano de 2003, com o objetivo de analisar práticas bem sucedidas com diferentes tecnologias em sala de aula. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa foi realizado um estudo descritivo, com enfoque qualitativo, tendo como fonte direta de dados o ambiente escolar e como participantes 17 professores. As conclusões da pesquisa apontam que, em relação às tecnologias analógicas são relatadas inúmeras experiências bem sucedidas pelos participantes, enquanto que em relação às digitais, apenas um pequeno número de entrevistados relatou suas experiências bem sucedidas, o que pode ser atribuído ao fato de que o acesso às tecnologias digitais para professores e alunos é viabilizado sobretudo nas escolas-pólo.

Palavras-chave: Professores. Tecnologias. Ensino Fundamental.

 
* Profa. Dra. Universidade Estácio de Sá - Coordenadora da linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos processos Educacionais.
** Mestranda em Educação - Universidade Estácio de Sá.
*** Mestre em Educação - Universidade Estácio de Sá.
**** Mestranda em Educação - Universidade Estácio de Sá.
 
Ler artigo
View abstract

.