... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

Questões de legitimidade na primeira República: o ensino secundário regular a equiparação do Ginásio Paranaense ao congênere federal

Serlei Maria Fischer Ranzi*
Maclovia Corrêa da Silva**

Este texto trata do Ginásio Paranaense e dos esforços de dirigentes locais para obter a equiparação ao Ginásio Nacional. O período de 1889 a 1930, recorte estabelecido para o estudo, reflete um momento de intenso debate sobre esta questão delineada nos ideais republicanos e presentes também nas idéias de legitimação e hierarquização do ensino secundário. Ao estudarmos as tensões que permearam o processo de equiparação, manifestadas no universo das práticas em disputa, verificamos que qualquer postura contestada se insinuava como ameaçadora no interior do movimento rumo ao novo. Foi possível observar, a partir de uma análise local, como os governantes republicanos construíram uma hierarquia das legitimidades e de prestígio de um curso de humanidades, com pretensão à consagração daquilo que era considerado vanguarda nas escolas secundárias espalhadas pela Europa e pelos Estados Unidos.

Palavras-chave: Ensino Secundário. Processo de Equiparação e Legitimação. Práticas em Disputa.

1* Professora do Programa de Pós-Graduação –mestrado e doutorado em História da Educação – Universidade Federal do Paraná.
** Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia- mestrado em tecnologia – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná.