... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Trabalhos colaborativos na formação de professores da educação de jovens e adultos

Mariglei Severo Maraschin*
Cláudia Ribeiro Bellochio**
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Este artigo apresenta uma investigação-ação vivenciada pela pesquisadora e um grupo de professores da EJA (anos iniciais) do sistema público estadual de Santa Maria. A pesquisa buscou, na perspectiva da investigação-ação, a contribuição de trabalhos colaborativos no desenvolvimento profissional desses professores. O grupo de estudo foi constituído de professores atuantes em EJA que se dispuseram a aprender colaborativamente e a compartilhar saberes e experiências, promovendo uma reflexão crítica, assentada em referenciais teóricos, sobre a sua prática. Fundamentado na investigação-ação, o grupo de professores reunia-se quinzenalmente para planejar e realizar ações. Através da reflexão, momento em que eram construídas problematizações pontuais sobre o trabalho realizado, foi possível produzir conhecimentos acerca da formação de professores e da educação de jovens e adultos. O grupo colaborativo impulsionou o desenvolvimento profissional das professoras, que relataram ter assumido novas posturas como: ruptura com antigas práticas, desenvolvimento pessoal, crença na possibilidade da mudança, construção coletiva de novos conhecimentos, produção de um trabalho inovador, compromisso de estudar e coragem para a divulgação de seus trabalhos pedagógicos em EJA.

Palavras-chave: Formação do Professor. Educação de Jovens e Adultos. Investigação-Ação.

 
* Professora do sistema público estadual e particular, Mestre em Educação/ PPGE – UFSM
** Profa. Dra. do Dept. de Metodologia do Ensino, orientadora do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGE/UFSM.
 
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