... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Qualidade de vida no trabalho: uma percepção de trabalhadores que retornaram ao ensino formal

Alexandro Andrade*
Alsira Sopelso Segala; Dulce Joana Weirich e Neide Maria Dalmagro**
Sabrina de Oliveira Sanches e Viviane Pacheco Gonçalves***
Olavo Guimarães Feijó****
.

Este artigo objetivou analisar a percepção da qualidade de vida no trabalho, de trabalhadores que retornaram ao ensino formal por conseqüência das novas exigências do mercado de trabalho. Assim, procurou-se investigar as principais mudanças que ocorreram em relação ao trabalho e em aspectos da vida destes trabalhadores. Participaram deste estudo 6 profissionais jovens e adultos da área da educação, sendo 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, que concluíram o ensino médio no Programa de Educação para Jovens e Adultos de uma cidade do interior do estado de Santa Catarina. Este estudo fundamentou-se nas experiências dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como, nas idéias de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicaram que a qualidade de vida dos trabalhadores melhorou significativamente, tanto no que diz respeito aos aspectos profissionais como na vida pessoal. Em relação à opinião dos trabalhadores quanto aos Programas de Educação para Jovens e Adultos, observou-se que estes consideraram os programas de fundamental importância para proporcionar oportunidades, no entanto, os trabalhadores apontaram a necessidade da elaboração de uma proposta pedagógica mais específica, sugerindo que os conteúdos estivessem diretamente relacionados ao cotidiano do aluno trabalhador.

Palavras-chave: Trabalho. Educação. Qualidade de Vida.

 
* Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Movimento Humano e Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício – LAPE – CEFID / UDESC.
** Mestrandas do Programa de Pós-Graduação “Stricto-Sensu” Multisciplinar em Ciências da Saúde Humana – PROMSAU da UNC – Concórdia-SC.
*** Mestranda do Programa de Pós-Graduação “Stricto-Sensu” em Ciências do Movimento Humano – CEFID / UDESC.
**** Prof. Dr. Associado ao Lab. de Psicóloga do Esporte e do Exercício- LAPE/CEFID/UDESC.
 
Ler artigo
View abstract

.