... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Inclusão: contribuições da teoria sócio-interacionista à inclusão escolar de pessoas com deficiência

Daniele Noal Gai*
Maria Inês Naujorks**
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O presente estudo buscou verificar as contribuições da teoria sócio-interacionista à inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Pretendeu-se descrever, a partir de um estudo qualitativo, de tipo bibliográfico, as considerações dos teóricos que defendem a construção da aprendizagem a partir da interação e das trocas em um ambiente potencializador de superações. A dinâmica da aprendizagem se dá através de interações mútuas, nas quais educandos e professores estabelecem relações sociais e afetivas. Na sala de aula inclusiva, essas relações se orientam para promover e efetivar a aprendizagem formal.

Palavras-chave: Inclusão. Teoria Sócio-Interacionista.

 
* Profa. Substituta do Departamento de Educação Especial – Especialista em Educação Especial – CE/UFSM.
** Profa. Dra. do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria – CE/UFSM.
 
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