... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Aventura e percepção: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem

Ana Cristina Zimmermann*
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Este estudo objetivou encaminhar reflexões para o processo de ensino-aprendizagem em Educação Física utilizando o referencial teórico da Fenomenologia da Percepção. O texto foi elaborado a partir de alguns resultados de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo era conhecer a analisar os elementos teórico-práticos envolvidos em atividades físicas de aventura na natureza (AFAN). O universo de pesquisa constituiu-se de praticantes de atividades físicas de aventura na natureza na Ilha de Santa Catarina. As reflexões foram elaboradas a partir de relatos de praticantes destas atividades, obtidos mediante entrevista. Apresenta-se uma relação entre a experiência do conhecimento, corpo e movimento, enfatizando aspectos sobre a liberdade, associados à idéia de técnica e arte. Os resultados das análises sustentam as seguintes propostas: recuperar o espaço da experiência como primordial na constituição do conhecimento e reconhecer o potencial criador como elemento fundamental na aprendizagem. A conclusão destaca o potencial da Educação Física escolar em construir experiências que revelem o poder expressivo do corpo próprio.

Palavras-chave: Aventura. Percepção. Conhecimento.

 
* Profa. Universidade Tuiuti do Paraná - Bom Jesus/IELUSC. Doutoranda em Educação/UFSC.
 
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