... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Projeto transarte: transdisciplinaridade e intersemioses no ensino da arte

Sandra Regina Ramalho e Oliveira*
.

Este artigo traz o relato de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Estado de Santa Catarina, envolvendo alunos e professores de ensino público. Trata-se da aplicação de uma proposta transdisciplinar no ensino de arte, com base em fundamentos da semiótica, bem como da avaliação de seus resultados. Embora uma segunda fase da pesquisa esteja em desenvolvimento, tendo como campo as esferas municipal e estadual de educação, aqui se apresenta os primeiros resultados, fruto de uma experiência-piloto, realizada em uma escola pública federal. Malgrado uma série de dificuldades que reduziram a proposta transdisciplinar a interdisciplinar, devido a questões relacionadas principalmente aos professores, os resultados obtidos dos alunos foram amplamente favoráveis, tendo por base a aplicação de pré e pós-teste.

Palavras-chave: Ensino de Arte. Transdisciplinaridade. Intersemioses.

 
* Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (1998). com Pós-doutoramento em Semiótica Visual pela Université de Sciences et Technologies de Lille, França (2002). Professora do Departamento de Artes Plásticas da UDESC.
 
Ler artigo
View abstract

.