... Edição: 2006 - Vol. 31 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo

Escritas de si (e para os outros) na docência em arte

Luciana Gruppelli Loponte*

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com um grupo de docentes em arte que se reúne periodicamente na Universidade de Santa Cruz do Sul desde o ano de 2000, e que originou uma tese de doutorado em educação concluída em 2005. Focalizo aqui os caminhos analíticos da escrita que emerge desse grupo de formação docente e estudos sobre ensino de arte, baseados principalmente nas ferramentas teóricas deixadas por Michel Foucault. A continuidade deste estudo visa analisar mais detidamente a escrita docente em forma de diários e os efeitos do trabalho do grupo e de sua escrita compartilhada na própria prática pedagógica das docentes participantes do grupo e de outros docentes da região de Santa Cruz do Sul. Acredita-se que a divulgação e multiplicação do material produzido pelo grupo aponta para práticas em ensino de arte que se diferenciam das práticas pasteurizadas incentivadas por manuais e livros didáticos.

Palavras-chave: Escritas de Si. Formação Docente. Ensino de Arte.

* Mestre em Educação (UNICAMP); Doutora em Educação (UFRGS), professora de Arte do Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.