... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
As questões de gênero no ensino de graduação em administração: o caso de uma universidade privada do Rio Grande do Sul, Brasil

Sonia Mara Thater Romero*
Ana Lígia Nunes Finamor**
.

Este artigo resulta da pesquisa com os/as docentes do curso de Administração de uma universidade privada brasileira e gaúcha; objetiva identificar perfil e questões ligadas a diversidade de gênero na sala de aula. Através da linguagem não-sexista, apresenta o contexto pós-moderno, revelando o momento das universidades e aspectos inerentes à construção das relações de gênero. Utilizando uma pesquisa quantitativa realizada, apresenta-se o perfil e a percepção dos/as docentes sobre alguns aspectos generificados na relação com alunos/as, como linguagem verbal, escrita, exemplos não-sexistas e características/capacidades de alunos/as. O perfil docente é caracterizado por adultos, com experiência e formação didático/pedagógica. Os resultados da percepção em relação aos/as discentes apontam características como liderança, raciocínio lógico e abstrato ligadas fortemente aos estereótipos masculinos e características como atenção, colaboração, competitividade e trabalho em grupo estão relacionadas diretamente aos estereótipos femininos. Resumindo, pode-se perceber a importância do docente como educador, modelador e construtor da cidadania.

Palavras-chave: Gênero. Docentes. Discentes.

 
* Doutora em Psicologia, PUCRS; e professora da ULBRA e da PUCRS.
** Doutora pela Universidade de León, Espanha; Capacitação na Europa, (Alemanha, Espanha e Inglaterra). Consultora, e docente da ULBRA, e dos Cursos MBA’s da FGV e UFRJ.
 
Ler artigo
View abstract

.