... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo
 
Uma análise cultural de discursos sobre alfabetização e alfabetismo/letramento e suas representações

Iole Maria Faviero Trindade*
.

Enfocando as temáticas da alfabetização e do alfabetismo/letramento, sob a ótica dos Estudos Culturais em Educação e campos afins, como os estudos pós-modernos e os estudos pós-estruturalistas, este trabalho objetiva, por um lado, apresentar pesquisas produzidas no nosso núcleo e linha de pesquisa e, por outro, analisar trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização da nossa faculdade, que se utilizam de forma mais ou menos próximas de tais campos de estudos. Para tanto, faremos uso da análise cultural, organizando o trabalho em quatro seções: a primeira seção apresenta a bricolagem teórico-metodológica mencionada antes e que orienta a discussão realizada sobre alfabetização e alfabetismo/letramento; a segunda apresenta um conjunto de 12 trabalhos decorrentes de pesquisas realizadas por nossa linha e núcleo de pesquisa, entre 1998 e 2006, e a terceira faz uma descrição de outros oito trabalhos de conclusão de curso produzidos ao final de curso de graduação, entre 2003 e 2006, e de dois trabalhos de conclusão de curso de especialização, em 2006, ambos focando estudos sobre alfabetização e alfabetismo/letramento produzidos nessas diferentes instâncias. Alguns apontamentos são feitos ao final, na quarta e última seção, quanto à produtividade do referencial teórico-metodológico para a análise dos trabalhos de conclusão de curso apresentados. Cabe observar que a apresentação e a análise desse conjunto de trabalhos acadêmicos permitem discutir as representações que recebem os discursos recentes sobre alfabetização e alfabetismo/letramento na pesquisa e no trabalho docente, dependendo dos olhares lançados sobre eles.

Palavras-chave: Estudos Culturais em Educação. Alfabetização/Alfabetismo/Letramento. Trabalhos Acadêmicos.

 
*Profa. Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Faculdade de Educação/Departamento de Ensino e Currículo.
 
Ler artigo
View abstract

.