... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

Alfabetização e linguagem em rede: a formação continuada de professores

Aparecida Paiva*

Este texto relata a experiência do CEALE – Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- da FaE/UFMG, em dois momentos: antes e depois de sua integração à Rede Nacional de Formação Continuada da SEB/MEC. Os objetivos principais são: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar a formação de professores na área da Alfabetização e Letramento. Os impactos das ações desenvolvidas por um dos Centros que compõem a Rede, apresentados aqui, de forma sucinta, contribuem para o adensamento dessa política e sua conseqüente capilaridade em direção a todos os estados brasileiros; além de agregar, ao debate conceitual, (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores, no cotidiano escolar, por meio do processo de institucionalização da formação, em parceria com as universidades. Por fim, este texto pretende, ainda, sugerir reflexões sobre o papel da Universidade na articulação entre formação inicial e continuada de professores.

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento. Formação Continuada de Professores. Políticas Públicas.

* Profa. Dra. do PPGE da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Grupo de Coordenação do CEALE/FAE/UFMG da Rede Nacional de Centros de Formação, Continuada e Desenvolvimento da Pesquisa, criada pelo MEC em 2004. Pesquisadora do GEPFICA- Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação Inicial, Continuada e Alfabetização/CNPq/UFSM