... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

A formação de professores para a educação especial: multiculturalismo crítico e teoria das representações sociais

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira*
Marly de Abreu Costa**

O estudo relaciona o Multiculturalismo Crítico à Teoria das Representações Sociais. A formação de professores para a Educação Especial, foco da investigação, traz o enfoque inclusivo semelhante ao de McLaren, ao propor um currículo multicultural. Entrevistamos quinze alunos do Curso de Pedagogia, da habilitação em Educação Especial, e analisamos o seu discurso, a partir de três categorias: motivos de escolha da habilitação; marcas lingüísticas utilizadas para nomear os portadores de necessidades educativas especiais; e referências ao currículo desta formação de educadores. Verificamos, por exemplo, que o currículo de formação de professores de Educação Especial ainda teoriza o sentido da inclusão, em vez de vivenciá-la.

Palavras-chave: Formação de Professores. Educação Especial. Representações Sociais.

* Profa. Dra. em Educação Brasileira e Diretora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
** Profa. Dra. em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.