... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Avaliação do impacto da escola especial e da escola regular na inclusão social e familiar de jovens portadores de deficiência mental profunda

Jorge Humberto Nogueira*
David António Rodrigues**
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Os jovens com deficiência intelectual acentuada permanecerão isolados na sua vida futura se não tiverem oportunidades de participação nos diversos aspectos do funcionamento da sociedade. A escola desempenha um papel fundamental na promoção da inclusão social de todos os seus alunos, existindo a necessidade de planificar o acesso a actividades sociais extra-escolares, contextos diversificados, relacionamentos significativos e ao lazer. Efectuámos um estudo de caso comparativo entre dois grupos com cinco alunos cada, entre os 11 e os 15 anos, com deficiência mental profunda, em que um sempre frequentou o ensino regular, e o outro sempre esteve numa instituição de educação especial. Procurámos compreender a rotina diária fora da escola, as oportunidades de interacção e a diversidade de actividades e locais a que têm acesso; no sentido de verificar se o modelo educativo que frequentam pode influenciar a inclusão comunitária e proporcionar um melhor apoio às famílias. Os dados sugerem não haver vantagem de qualquer dos modelos, embora se verifiquem benefícios para a vida familiar no grupo a frequentar a escola regular de residência, não se confirmando o argumento de que as escolas especiais facilitam a vida diária e oferecem melhores serviços e apoio aos pais. Emergem ainda fortes indicadores de isolamento comunitário e passividade destes jovens, devido ao elevado tempo de permanência em casa e à limitação dos relacionamentos para além do núcleo familiar. Verificam-se grandes lacunas nas oportunidades de socialização e de participação em actividades e contextos, não havendo programas das escolas ou de serviços locais, que promovam a inclusão social ou o apoio familiar.

Palavras-chave: Inclusão Social. Deficiência Mental Profunda. Escola Especial. Escola Regular.

 
* Mestre em Educação Especial pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa. Portugal.
** Professor Agregado da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.
 
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