... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Concepções de professores de História da rede municipal de ensino de Belo Horizonte acerca da informática educacional

Andréia de Assis Ferreira*
Paulo Cezar Santos Ventura**

Este artigo é resultado da pesquisa de mestrado1 que envolveu, de um lado, as contribuições da Informática Educacional (IE) para o processo de ensino-aprendizagem de História e, de outro, a relação que os professores dessa disciplina estabelecem com a IE e suas dificuldades em se apropriarem dessa tecnologia. O questionário, enviado a todos professores de História da Rede Municipal de Belo Horizonte, mostrou-se o instrumento mais adequado para esta pesquisa. Na análise dos dados, utilizamos o pacote estatístico SPSS, por contar com recursos como o cruzamento de respostas múltiplas e correlação de variáveis. O estudo levantou algumas informações sobre as concepções dos professores de História acerca da IE, a fim de contribuir para o desenvolvimento dessa área e para a elaboração e implementação de propostas mais eficientes voltadas para a melhoria do ensino de História a partir do uso da IE.

Palavras-chave: Ensino de História. Informática Educacional. Concepções de Professores. Ensino de História.

 
* Doutoranda em educação FAE/UFMG, mestre em Educação Tecnológica CEFET/MG. Professora da RME de Belo Horizonte.
* * Doutor em Ciências da Comunicação e Informação. Professor do CEFET-MG.
 
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