... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo

Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão

Dulce Barros de Almeida*
Aparecida Maira de Mendonça Rezende**
Elsieni Coelho da Silva***
Nilda Maria de Carvalho****
Osvaldo José Sobral*****
Rejane Cleide Medeiros Silva******

Este artigo é o resultado de pesquisa documental e bibliográfica em que apresenta uma reflexão sobre as políticas públicas de educação e formação de professores voltadas para a inclusão educacional. Para tanto, o trabalho se inicia com questionamentos a respeito do projeto neoliberal e das orientações dadas pelas instituições internacionais que financiam os programas para a educação brasileira. Em seguida, é realizada uma análise sobre a educação inclusiva e a formação teórico-prática dada aos professores que incluem as concepções epistemológicas, práticas avaliativas e desafios didático-pedagógicos da aprendizagem. Em última análise, o artigo se propõe a refletir sobre as orientações atuais oferecidas pela política educacional na perspectiva inclusiva.

Palavras-chave: Inclusão Educacional. Formação de Professores. Políticas Educacionais Públicas.

* Profa. Dra. Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação, Departamento de Práticas Educativas e Organizaçao Escolar.
** Profa. Universidade de Rio Verde/GO.
*** Profa. Universidade Federal de Uberlândia/UFU.
**** Profa. Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás/CEFET/GO.
***** Prof. Universidade Estadual de Goiás/UEG.
****** Profa. da Prefeitura Municipal de Marabá/PA.