... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Educação inclusiva & educação especial: propostas que se complementam no contexto da escola aberta à diversidade

Rosana Glat*
Márcia Denise Pletsch**
Rejane de Souza Fontes***

No Brasil, vem crescendo nos últimos anos o discurso em prol da Educação Inclusiva, com base na consigna “Educação para Todos”. Nesse contexto, a Educação Especial — que historicamente foi responsabilizada pela educação de indivíduos com deficiências, distúrbios graves de aprendizagem e /ou de comportamento e altas habilidades — vem ganhando maior visibilidade nos debates político-educacionais. Partindo desta perspectiva, o presente artigo apresenta uma breve discussão sobre o processo de implantação da Educação Inclusiva no Brasil, analisando o conceito de necessidades educacionais especiais e o papel da Educação Especial no âmbito desta política. A reflexão aqui apresentada é de que o suporte da Educação Especial é imprescindível para a implementação e o êxito da Educação Inclusiva em nosso país.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Necessidades Educacionais Especiais.

 
* Profa. Dra. da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ - Coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação.
** Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
*** Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ.
 
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