... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo
 
Pesquisando e investindo na escola inclusiva, com vistas a incentivar a cooperação dos pares

Lúcia de Araújo Ramos Martins*
Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva**

Este artigo sintetiza aspectos relativos a uma pesquisa participante desenvolvida numa escola pública, da cidade de Natal-RN, através da qual se buscou favorecer o processo de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais e, de uma maneira mais específica: criar um campo favorável para que as crianças expressassem suas idéias e sentimentos, extrapolando a simples informação sobre o que sejam os diversos tipos de diferenças/deficiências existentes; contribuir para derrubar barreiras atitudinais existentes no meio educacional frente aos alunos com necessidades educacionais especiais; estimular a criatividade das crianças, buscando recursos para desenvolver uma ação de apoio aos colegas que apresentam deficiência na escola campo de pesquisa. Através de diversas estratégias desenvolvidas, conseguiu-se apreender que a deficiência não é o único fator que provoca exclusão, mas que as diferenças individuais, muitas vezes, são determinantes para a não aceitação dos alunos, precisando ser mais trabalhada, no âmbito da escola, a necessidade de respeito à diversidade humana, sob diversos aspectos. Através das atividades empreendidas, observamos que os alunos passaram a conviver melhor com as diferenças dos seus colegas, evidenciando mais respeito e aceitação pelo outro. Urge que os docentes sejam orientados em processo, que mantenham um diálogo permanente entre a teoria e a prática cotidiana, questionando-a e fazendo com que todos os alunos sejam vistos como aprendizes, como pessoas com ritmos e características próprias que precisam ser respeitados.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Cooperação. Alunos.

 
* Profa. Dra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN.
** Profa. Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte.
 
Ler artigo
View abstract

.