... Edição: 2007 - Vol. 32 - No. 02 > Editorial > Índice > Resumo

Análise da construção do conhecimento na perspectiva das teorias de Vygotsky

Ana Paula de Lima Batista - Hudson Wallace Pereira de Carvalho*
Claudia Maria Ribeiro**

O presente artigo aborda alguns aspectos das teorias de aprendizado de Vygotsky e discute, a partir desse referencial, a disciplina de química abordada no Ensino Médio através da análise de interações entre mediadores e discentes. Tal análise é feita a partir de Intervenções realizadas com alunos e alunas da terceira série do Ensino Médio na Escola Estadual Cristiano de Souza, no Município de Lavras -MG. A metodologia aplicada baseia-se em questionários pré e pós-aula experimental e na montagem dos experimentos pelos próprios discentes, este método é denominado Intervenção. Os resultados observados durante e após a realização deste trabalho, indicou que o método de ensino-aprendizado de química aqui apresentado e discutido, dentro do referencial teórico abordado, pode contribuir como fator motivador para o ensino de química.

Palavras-chave: Mediadores. Vygotsky. Metodologia.

* Graduandos do curso de Licenciatura Plena em Química.
** Profa. do Dept. de Educação da Universidade Federal de Lavras.