... Edição: 2008 - Vol. 33 - No. 01 > Editorial > Índice > Resumo

Terra e escola: duas faces da mesma luta

Elison Antonio Paim*
Maria K. Schneider**
Noeli Candatem***

Este artigo é parte da pesquisa historiográfica “Educação no Assentamento 29 de Outubro”. Procura-se destacar a resistência e exclusão de um grupo de professoras do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, em assentamento do município de Trindade do Sul, no Rio Grande do Sul; o confronto da Rede Estadual de Ensino e a comunidade de assentados na luta pelo programa de ensino a ser desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marli Rissotto Zanchet. Historiciza-se a luta pela conquista da terra e da escola pelo grupo de pais, professores e alunos.

Palavras-chave: Luta pela Terra. Conquista da Escola. MST.

* Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em História pela PUC de São Paulo. Professor de Teoria e Método do Ensino de História na Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ.
** Professora na Rede Estadual do Rio grande do Sul no município de Três Palmeiras.
*** Professora da Rede Municipal de Ensino de Trindade do Sul –RS. Assentada do Assentamento 29 de Outubro. Viveu como integrante do MST grande parte da história aqui narrada.