Algumas publicações
|
|
Estudos de vários autores que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal |
Este material didático tem um objetivo bi-facetado: fornecer, a escritores iniciantes, subsídios que os auxiliem no processo de produção de textos acadêmicos em nível de pós-graduação; e oferecer, ao professor de leitura e redação acadêmica, um material sistematizado para desenvolver as habilidades comunicativas de alunos/escritores inexperientes. |
MOTTA-ROTH, D. Tese de Doutoramento (Texto Integral): Rhetorical features and disciplinary cultures: A genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry, and economics. (Publicado em CD-ROM.) In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 1-Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas, RS: UCPEL. ISBN 85-7590-006-4. Pelotas, RS: UCPEL, 2000. |
|
O livro destina-se a dar subsídios para a reflexão e a pesquisa de docentes que trabalham com o ensino de leitura e produção de textos no nível secundário e futuros professores de línguas. Como um todo, a obra descreve certos parâmetros de textualização que poderão servir de ponto de partida a investigações sobre o tema, orientadas pela concepção de linguagem como prática social. Nesse sentido, são ultrapassadas as preocupações do ensino da gramática, da coesão microestrutural e das modalidades retóricas tradicionais. |
2 Capítulos de livros publicados
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
PRADO, Leandro Lemes Do ; MOTTA-ROTH, D. Comodificação e homoerotismo. In: Vivane Heberle; Ana Cristina Ostermann; Débora Figueiredo. (Orgs.) Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. 1, p. 159-176. |
MOTTA-ROTH, D. ; D.; REIS, S.C. DOS; MARSHALL, D. O gênero página pessoal e o ensino de produção textual em inglês. In: Júlio César Araújo (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. 1 ed. Rio de Janeiro: lucena, 2007,v.1.p.136-143. |
3 Artigos completos publicados em periódicos
4 Trabalhos completos publicados em anais de eventos
Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a genre. In: TESOL 29th Annual Convention & Exposition. 28 de março a 1º de abril,1995, Long Beach, CA, USA. p. 385-86. |
MOTTA-ROTH, D. |
A genre analysis study in computer science. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte. XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.103 - 109. |
A genre-based study of research article abstracts. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte. XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.110 - 115. |
Text and genre literacies in the classroom. In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte. XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.94 - 102. |
Metadiscourse markers as pointers in medical and physical education abstracts in English. In: VI Coloquio Latinoamericano de Inglês Instrumental., 1998, Catamarca. Contributions to ESP from Latin America. Catamarca, Argentina: Universidad Nacional de Catamarca, 2000. p.59 - 68. |
O projeto Ingrede frente a experiências em cursos online. In: Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002. Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002. |
Análise de Gênero: Uma área, uma abordagem, uma Metodologia de Pesquisa?. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Santa Maria, RS. In: MOTTA-ROTH, D.; S.C. dos Reis; P. MARCUZZO (Orgs.) Anais do III SIGET; CD-ROM com trabalhos completos apresentados no III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/CAPES., 2006.v.2.p.1-7. |
Ensino de leitura em língua estrangeira com base em gêneros textuais. In: I Congresso Internacional de Língua, Literartura e Cultura, 2006, Santo Angelo, RS. Anais do Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: "Da Singularidade à Multiplicidade dos Saberes". Santo Angelo, RS; EDIURI-Editora da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, 2006.v.1.p.01-16. |
ESCREVENDO NO CONTEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA LSF PARA O ENSINO DE REDAÇÃO ACADÊMICA. In: 33rd International Systemic Functional Congress - LAEL/PUCSP., 2007, São Paulo, SP. Barbara, Leila and Tony Berber Sardinha (Eds.). 2007. Proccedings of the 33rd International Systemic Functional Congress (PUCSP, São Paulo, Brazil). Online publication available at http://www.pucsp.br/isfc. ISBN 85-283-0342-X. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2007.v.01.p.828-860. |
5 Traduções
ROTH, D. M. |
MOTTA-ROTH, D. Os relógios de Einstein: O lugar do tempo. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2005(Tradução/Artigo). |
6 Material didático
MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA,
F. M., PRADO, L. L. |
MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA, F. M., MARCUZZO, P. |
MOTTA-ROTH, D., BESSOW, G., COLUSSI, L. |
MOTTA-ROTH, D., SIQUEIRA,
F. O., HENDGES, G. R., ROTH, J. L., VIEIRA, F. |
MOTTA-ROTH, D., REIS, S.
C., CAGLIARI, D., ROTH, J. L., VIEIRA, F. |
MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C. |
MOTTA-ROTH, D., NOAL, C., CANTO, D., PESSOLANO, J. |
MOTTA-ROTH, D., AMORETTI, E., OLIVEIRA, F., PRADO, L., COLUSSI, L.,
SAURIN, M. L., KLOSS, M., RAMPI, T. |
MOTTA-ROTH, D., HENDGES,
G., SIQUEIRA, F. O., KURTZ, F. D., REIS, S. C., NASCIMENTO, R., BORTOLUZZI, V.,
PRADO, L. L., OLIVEIRA, F., COLUSSI, L., ROTH, J. L. |
MOTTA-ROTH, D., CAGLIARI,
D., REIS, S., ROTH, J. L. |
Web English, 2000. Áreas do conhecimento : Lingüística Referências adicionais : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso |
7 Palestras em eventos
Trabalho apresentado na Mesa Redonda Teacher education - What's missing?, Convenção da APIRS - Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 14 de julho. Porto Alegre, RS: PUCRS. |
MOTTA-ROTH, D. (2005). "O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais". trabalho em preparação para ser publicado na revista Linguagem em (Dis)Curso, UNISUL, Número especial editado por Adair Bonini. esta é uma versão atualizada do texto “Gêneros textuais, atividades sociais e ensino de linguagem”, apresentado em 02/09/2005, no II Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS, 31/08 a 03/09/2005. |
MOTTA-ROTH, D. (2007). A Pesquisa em LA em tempos de Pós-... Trabalho apresentado no Colóquio Nacional A Pesquisa em Letras e Lingüistica em Tempos de Pós-..., Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 18 de Abril de 2007, em Porto Alegre, RS |