Algumas publicações

 

 

 

MEURER, José Luiz ; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Gêneros Textuais: Subsídios para o ensino da linguagem. Bauru : EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.

Estudos de vários autores que discutem como os textos devem ser descritos e explicados, evidenciando que neles e através deles os indivíduos produzem, reproduzem ou desafiam a realidade social na qual vivem e dentro da qual vão construindo sua própria narrativa pessoal

MOTTA-ROTH, D. (Org.) Redação Acadêmica: princípios básicos.1. ed. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001.

Este material didático tem um objetivo bi-facetado: fornecer, a escritores iniciantes, subsídios que os auxiliem no processo de produção de textos acadêmicos em nível de pós-graduação; e oferecer, ao professor de leitura e redação acadêmica, um material sistematizado para desenvolver as habilidades comunicativas de alunos/escritores inexperientes.

MOTTA-ROTH, D. Tese de Doutoramento (Texto Integral): Rhetorical features and disciplinary cultures: A genre-based study of academic book reviews in linguistics, chemistry, and economics. (Publicado em CD-ROM.) In: V. J. Leffa (Compilador). TELA 1-Textos em Lingüística Aplicada. Pelotas, RS: UCPEL. ISBN 85-7590-006-4. Pelotas, RS: UCPEL, 2000.

  MOTTA-ROTH, D. (Org.)  Leitura em língua estrangeira na escola. Santa Maria: COPERVES/PROGRAD/UFSM, 1998.

MEURER, José Luiz ; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.) Parâmetros de textualização. 1. ed. Santa Maria: Editora da UFSM, 1997.

O livro destina-se a dar subsídios para a reflexão e a pesquisa de docentes que trabalham com o ensino de leitura e produção de textos no nível secundário e futuros professores de línguas. Como um todo, a obra descreve certos parâmetros de textualização que poderão servir de ponto de partida a investigações sobre o tema, orientadas pela concepção de linguagem como prática social. Nesse sentido, são ultrapassadas as preocupações do ensino da gramática, da coesão microestrutural e das modalidades retóricas tradicionais.

2 Capítulos de livros publicados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PRADO, Leandro Lemes Do ; MOTTA-ROTH, D. Comodificação e homoerotismo. In: Vivane Heberle; Ana Cristina Ostermann; Débora Figueiredo. (Orgs.) Linguagem e gênero no trabalho, na mídia e em outros contextos. 1 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006, v. 1, p. 159-176.

MOTTA-ROTH, D. ; D.; REIS, S.C. DOS; MARSHALL, D. O gênero página pessoal e o ensino de produção textual em inglês. In: Júlio César Araújo (Org.). Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. 1 ed. Rio de Janeiro: lucena, 2007,v.1.p.136-143.

3 Artigos completos publicados em periódicos

MOTTA-ROTH, D. Processamento de sentido na leitura de textos em inglês como língua estrangeira. Letras, 1. Santa Maria, RS: CAL/UFSM. 1991, p. 92-102.

MOTTA-ROTH, D. Investigating Connections Between Text and Discourse Communities: A Cross-Disciplinary Study of Evaluative Discourse Practices In Academic Book Reviews. Washington, DC: ERIC Document Reproduction Service, n. ED404855, 1997.

MOTTA-ROTH, D. Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a Genre. Washington, DC: Eric Document Reproduction Service, n. ED404858, 1997.

MOTTA-ROTH, D. Termos de Elogio e Crítica em Resenhas Acadêmicas em Lingüística, Química e Economia. Intercâmbio. PUCSP: LAEL, PUCSP, v.6, p.793 - 813, 1997.

MOTTA-ROTH, D. Escritura, gêneros acadêmicos e construção do conhecimento. Letras. UFSM: , v.17, p.93 - 110, 1998.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R. Uma Análise Transdisciplinar do Gênero Abstract. Intercâmbio. PUCSP: , v.7, p.117 - 125, 1998.

MOTTA-ROTH, D. A Visão de Editores Sobre o Gênero Resenha Acadêmica. Intercâmbio. PUCSP: , p.127 - 135, 1998.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. A Importância do Conceito de Gêneros Discursivos no Ensino de Redação Acadêmica. Intercâmbio. PCSP: , v.8, p.119 - 128, 1999.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. O tradicional e o novo: Análise de artigos acadêmicos eletrônicos. Intercâmbio. PUCSP: , v.9, p.29 - 38, 2000.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., AMORETTI, E. C., KLOSS, M. Texto acadêmico e construção do conhecimento. Intercâmbio. PUCSP: , v.9, p.39 - 48, 2000.

MOTTA-ROTH, D. Processamento de construção social do gênero resenha acadêmica. em Lingüística Aplicada, 38.Campinas, SP: IEL/UNICAMP, 2002, p. 38-45

MOTTA-ROTH, D. Comunidade acadêmica internacional? Multicultural? Onde? Como?. Linguagem e Ensino. Cv.5, n.2, . Pelotas, RS: UCPEL. 2002, p.49 - 65.

MOTTA-ROTH, D. O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais.  Linguagem em (Dis)curso, 6, n. 3. Tubarão, SC: UNISUL, set./dez. 2006.

4 Trabalhos completos publicados em anais de eventos

MOTTA-ROTH, D.
Book Reviews and Disciplinary Discourses: Defining a genre. In: TESOL 29th Annual Convention & Exposition. 28 de março a 1º de abril,1995, Long Beach, CA, USA. p. 385-86.

MOTTA-ROTH, D.

Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação Labler/Ufsm. In: ANPOLL. 1998.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R.
A genre analysis study in computer science.
In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte.
  XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.103 - 109.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R., CABRAL, R. E.
A genre-based study of research article abstracts.
In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte.
  XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.110 - 115.

MOTTA-ROTH, D.
Text and genre literacies in the classroom.
In: XIV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (ENPULI), 1998, Belo Horizonte.
  XIV ENPULI. Belo Horizonte, MG: UFMG, 1999. p.94 - 102.

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G. R., BERTAGNOLLI, I., CABRAL, R. E.
Metadiscourse markers as pointers in medical and physical education abstracts in English.
In: VI Coloquio Latinoamericano de Inglês Instrumental., 1998, Catamarca.
  Contributions to ESP from Latin America. Catamarca, Argentina: Universidad Nacional de Catamarca, 2000. p.59 - 68.

MOTTA-ROTH, D.
O projeto Ingrede frente a experiências em cursos online. In: Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002. Belo Horizonte. Anais do II Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada: A linguagem como prática social. 2002.

MOTTA-ROTH, D .
Análise de Gênero: Uma área, uma abordagem, uma Metodologia de Pesquisa?. In: III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais, Santa Maria, RS.
In: MOTTA-ROTH, D.; S.C. dos Reis; P. MARCUZZO (Orgs.) Anais do III SIGET; CD-ROM com trabalhos completos apresentados no III Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Santa Maria, RS : Universidade Federal de Santa Maria/CAPES., 2006.v.2.p.1-7.

MOTTA-ROTH, D ..
Ensino de leitura em língua estrangeira com base em gêneros textuais. In: I Congresso Internacional de Língua, Literartura e Cultura, 2006, Santo Angelo, RS. Anais do Congresso Internacional de Língua, Literatura e Cultura: "Da Singularidade à Multiplicidade dos Saberes". Santo Angelo, RS; EDIURI-Editora da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI, 2006.v.1.p.01-16.

MOTTA-ROTH, D .
ESCREVENDO NO CONTEXTO: CONTRIBUIÇÕES DA LSF PARA O ENSINO DE REDAÇÃO ACADÊMICA.
In: 33rd International Systemic Functional Congress - LAEL/PUCSP., 2007, São Paulo, SP. Barbara, Leila and Tony Berber Sardinha (Eds.). 2007. Proccedings of the 33rd International Systemic Functional Congress (PUCSP, São Paulo, Brazil). Online publication available at http://www.pucsp.br/isfc. ISBN 85-283-0342-X. São Paulo: LAEL/PUCSP, 2007.v.01.p.828-860.

5 Traduções

ROTH, D. M.
Propaganda e consciência popular. Bauru: EDUSC-Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2002.

 
 

MOTTA-ROTH, D. Os relógios de Einstein: O lugar do tempo. Santa Maria, RS: Editora da UFSM, 2005(Tradução/Artigo).

6 Material didático

MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA, F. M., PRADO, L. L.
Basic English 1, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., OLIVEIRA, F. M., MARCUZZO, P.
Basic English 2, 2001.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., BESSOW, G., COLUSSI, L.
Basic English 3, 2001.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., SIQUEIRA, F. O., HENDGES, G. R., ROTH, J. L., VIEIRA, F.
English for Academic Purposes-2ª edição revista, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C., CAGLIARI, D., ROTH, J. L., VIEIRA, F.
Surfando na web-2ª edição revista, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C.
WebEnglish-2ª edição revista e aumentada, 2001.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., NOAL, C., CANTO, D., PESSOLANO, J.
Basic English, 2000.
   
Palavras-chave              : Ensino de Lingua Inglesa
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., AMORETTI, E., OLIVEIRA, F., PRADO, L., COLUSSI, L., SAURIN, M. L., KLOSS, M., RAMPI, T.
Basic Reading, 2000.
   
Palavras-chave              : Leitura Lingua Estrangeira
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G., SIQUEIRA, F. O., KURTZ, F. D., REIS, S. C., NASCIMENTO, R., BORTOLUZZI, V., PRADO, L. L., OLIVEIRA, F., COLUSSI, L., ROTH, J. L.
English For Academic Purposes, 2000.
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 

MOTTA-ROTH, D., CAGLIARI, D., REIS, S., ROTH, J. L.
Surfando na web, 2000.
   Palavras-chave              : ambiente virtual, Analise de Genero
   Áreas do conhecimento : Lingüística
   Setores de atividade      : Educação
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

 
MOTTA-ROTH, D., REIS, S. C., MARSHALL, D., VIEIRA, F., SOARES, L., BORDIN, M. S., WEBER, T., ROTH, J. L.
Web English, 2000.
   
Áreas do conhecimento : Lingüística
   Referências adicionais   : Brasil/Português. Meio de divulgação: Impresso

7 Palestras em eventos

 
MOTTA-ROTH, D. (2005). "What´s missing? New teacher selves for new teaching contexts".

   Trabalho apresentado na Mesa Redonda Teacher education - What's missing?, Convenção  da

    APIRS - Associação dos Professores de Inglês do Rio Grande do Sul. 14 de julho. Porto

    Alegre, RS: PUCRS.

 

MOTTA-ROTH, D. (2005).  "O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais". trabalho em preparação para ser  publicado na revista Linguagem em (Dis)Curso, UNISUL, Número especial editado por Adair Bonini. esta é uma versão atualizada do texto “Gêneros textuais, atividades sociais e ensino de linguagem”, apresentado em 02/09/2005, no II Congresso Nacional de Ensino de Leitura, Literatura e Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Caxias do Sul - Campus Universitário da Região dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS, 31/08 a 03/09/2005.

 

MOTTA-ROTH, D. (2007). A Pesquisa em LA em tempos de Pós-...

Trabalho apresentado no Colóquio Nacional A Pesquisa em Letras e Lingüistica em Tempos de Pós-..., Realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no dia 18 de Abril de 2007, em Porto Alegre, RS

d